Quer músculos bem definidos? Evite esses três erros no dia da musculação
Praticar atividades com peso oferece uma série de vantagens para a saúde, como manter os músculos mais fortes e o corpo mais magro. Para ter bons resultados, esses treinos devem ser feitos com regularidade e acompanhamento profissional.
Cuidar da alimentação também é muito importante, pois você vai precisar da quantidade certa de proteínas, carboidratos e gorduras para ganhar músculos.
Separamos, a seguir, três erros a serem evitados para que a musculação traga os efeitos esperados:
1. Não usar carga adequada nas repetições
Quando se levanta peso, as fibras musculares se rompem. Isso gera um estímulo para que o organismo reconstrua essas fibras maiores e mais fortes, para suportar um peso mais elevado da próxima vez — o que chamamos de adaptação.
Quando essa adaptação ocorre, é preciso aumentar a carga para gerar um novo estímulo e promover a hipertrofia. Por isso, um dos principais erros no treino para ganho de massa é pensar só no número de repetições de cada série, sem adequar corretamente a carga.
Para a hipertrofia, deve-se executar entre oito a 12 repetições por série. Mas essa quantidade, sozinha, não garante resultado. Os exercícios têm de ser executados sempre com uma carga perto do limite que o aluno suporta para aquele número de repetições. Exemplo: se seu treino pede 12 repetições de supino e você termina a série em condições de realizar mais duas ou três repetições, é sinal de que a carga precisa ser maior. Se não fizer isso, o músculo não vai sofrer a tensão (estímulo) necessária para crescer adequadamente.
2. Não respeitar o intervalo entre as séries
Para hipertrofia, a pausa, geralmente, varia entre 45 segundos a 1 minuto e meio. Se o aluno descansa menos do que o necessário, pode faltar força para fazer o número de repetições ou usar a carga indicada na série seguinte. Já fazer um intervalo maior do que o indicado afeta a intensidade do treino e o estímulo que ele deveria oferecer.
Esta é a versão online da edição desta quarta-feira (30/10) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins gratuitamente e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.
3. Não descansar adequadamente entre um treino e outro
Não é durante o treino e, sim, no momento de descanso que seus músculos crescem — por isso o período de recuperação é tão importante.
Em geral, para hipertrofia, o mais indicado é que se descanse de 36 a 48 horas antes de trabalhar um mesmo grupo muscular, ou seja, se treinou perna hoje, você não precisa ficar sem ir para a academia amanhã, basta malhar outra parte do corpo (peito, costas etc.)
Demorar demais para voltar a treinar um grupo muscular também é ruim, pois você perde a janela para a adaptação dos músculos e, geralmente, não consegue evoluir com a carga.
Quer mais dicas? Leia reportagem completa de VivaBem sobre o assunto.
Deixe seu comentário