Existe risco de comer carne bovina malpassada? E de frango e porco?
Colaboração para VivaBem*
19/11/2024 13h19
Quando você chega em um restaurante que oferece carne bovina ou mesmo em uma hamburgueria, é esperado que ao fazer seu pedido você seja questionado pelo garçom: "Malpassada, ao ponto ou bem-passada?". Embora seja preferência de muitos brasileiros, a versão menos cozida traz riscos.
Esse é o ponto da carne que deixa o alimento com o interior mais avermelhado e brilhante e um pouco mais tostado por fora. Geralmente, a carne é apenas selada, pois a superfície fica em contato com o fogo por um período curto.
Muitos preferem esse ponto pela aparência atrativa e o sabor, mas ele traz maior risco de contaminação por parasitas e bactérias. Esses micro-organismos presentes na carne são totalmente eliminados apenas ao se atingir uma temperatura de 70ºC.
Por isso, o ponto ideal é aquele que tem o cozimento por igual, por dentro e por fora, não deixando a carne crua nem queimada, ou seja, a carne ao ponto. Assim, a peça manterá os nutrientes desejados, facilitará a digestão e a absorção das proteínas e eliminará os riscos de possíveis contaminações com micro-organismos que possam estar presentes.
E a carne de frango e de porco?
Além da carne vermelha, os brasileiros apreciam bastante o sabor das carnes de frango e suína. Mas também não é recomendado que esses alimentos sejam consumidos sem um breve cozimento.
A carne de frango, por exemplo, deve ser cozida em temperatura elevada adequada (74ºC) para evitar riscos de contaminação por bactérias que causam grandes riscos à saúde.
Qual o perigo de comer carne malpassada?
Carnes malpassadas ou cruas provenientes de fontes não seguras e contaminadas têm potencial de causar doenças graves. Os quadros mais comuns são causados pelos seguintes patógenos:
Bactérias do gênero Salmonella: causam infecção alimentar e as pessoas infectadas apresentam sintomas como diarreia, febre, náuseas e distensão abdominal;
Bactéria Escherichia coli: provoca sintomas como febre, diarreia, dor abdominal;
Protozoário Toxoplasma sp: pode causar toxoplasmose, doença que, na forma grave, provoca febre, aumento dos gânglios corporais, comprometimento visual, cerebral e em outros órgãos;
Parasita Taenia sp: pode ocasionar verminose intestinal, doenças musculares ou cerebrais.
*Com informações de reportagens publicadas em 27/03/2019 e 13/10/2022