Batata-doce realmente ajuda na musculação? Entenda seus efeitos
Colaboração para VivaBem*
25/11/2024 15h41
A batata-doce é uma fonte de carboidrato saudável. Cerca de 100 gramas do alimento cozido contêm aproximadamente 77 calorias e 18,4 g de carboidratos. Ela ainda é rica em fibras alimentares e proteínas e apresenta vitaminas A, E, C e K e do complexo B.
Em sua composição também se encontram sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio.
Ajuda a ganhar massa muscular?
Consumir batata-doce ajuda no ganho de massa muscular. Isso ocorre porque o aumento da massa magra depende não apenas do exercício, mas também do equilíbrio da ingestão entre proteínas e carboidratos.
Por ter um índice glicêmico médio, o alimento fornece energia de forma gradual para as atividades físicas, evitando quedas bruscas dos níveis de glicose e fadiga muscular, o que melhora o desempenho durante os treinos.
Usada como pré-treino, as quantidades variam de acordo com o peso da pessoa e intensidade do exercício. No geral, recomenda-se de 1 a 4 gramas de carboidrato por quilo de peso. Ou seja, uma pessoa de 60 kg, deverá comer, em média, 120 gramas de batata-doce.
A combinação com frango faz sentido?
A combinação frango com batata-doce tornou-se queridinha das refeições de quem malha e quer ganhar músculos. Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, isso ocorre porque, enquanto um é fonte de proteínas, que são aminoácidos imprescindíveis para o reparo e desenvolvimento muscular, o outro fornece energia ao organismo.
Mas se esses fossem os únicos motivos, a carne vermelha e a batata comum poderiam ser substitutas, pois também são fontes de proteínas e energia, certo? Não é bem assim. A vantagem do frango sobre outros tipos de proteínas é que a sua tem alto valor biológico, ou seja, é considerada completa, pois traz todos os aminoácidos necessários ao organismo.
Já a batata-doce tem vantagem com relação a outros tipos de carboidratos pelo seu índice glicêmico médio, impactando no desempenho no treino, inclusive melhorando a sensação de saciedade. Além disso, a dupla é pouco calórica.
Como preparar?
Dê preferência ao frango grelhado ou cozido e sem pele. Evite temperos industrializados; prefira ervas, especiarias (como açafrão ou páprica), cebola, alho e limão. Não exagere no sal. "Já a batata-doce pode ser consumida com casca, que é rica em fibras e, por isso, diminui ainda mais o índice glicêmico", explica a nutricionista Fulvia Hazarabedian.
Prefira consumir a batata-doce cozida, pois a assada tem índice glicêmico levemente maior graças a sua desidratação.
Pode comer frango e batata-doce todo dia?
Sim, sem medo. O que não pode é comer só frango com batata-doce em todas as refeições, pois é importante manter uma alimentação variada. Afinal, o organismo necessita de outros nutrientes também.
Para quem quiser variar, outras boas opções de carboidratos são o cará e a mandioquinha. E outra fonte proteica pode ser o atum de lata light ou carne moída magra.
Não existe um período ideal para consumir esses ingredientes, já que a necessidade varia de acordo com o tipo, intensidade e objetivo de cada treino. Portanto, consulte seu treinador ou nutricionista.
*Com informações de reportagens publicadas em 06/05/2024, 20/04/2024 e 19/10/2016