Aumenta imunidade e cuida da saúde da pele: benefícios da melancia amarela
Do UOL, em São Paulo
26/11/2024 16h18
A melancia amarela é resultado de um processo de melhoramento genético natural. A coloração da polpa é atribuída ao alto teor de betacaroteno, um antioxidante que está presente em diversos outros alimentos, como cenoura e abóbora.
Por ser fonte de vitamina A, a fruta auxilia no bom funcionamento do corpo, contribuindo para a saúde da pele, olhos e do sistema imunológico. O Dia da Melancia é celebrado nesta terça-feira (26).
Benefícios da melancia amarela
Baixíssimo teor de gordura e naturalmente doce. A melancia amarela tem teor de gordura e calorias reduzidos e pode ser consumida como lanche da tarde ou sobremesa. Uma fatia de 100g de melancia tem, por exemplo, apenas 0,2g de gordura.
Estamos falando de uma fruta que é naturalmente rica em fibras que favorecem a saúde da microbiota, contribuindo para o bom funcionamento intestinal. Também auxiliam no esvaziamento gástrico mais lento, o que acaba trazendo uma maior sensação de saciedade. Georgia de Castro, nutricionista e engenheira de alimentos
Fruta pode ser aliada na hidratação. Duas fatias de 100g de melancia amarela correspondem a 186ml de água. Por isso, o alimento tem picos de demanda durante as épocas mais quentes do ano, como opção de consumo antes ou depois de atividades físicas.
Para quem busca praticidade, congelar em pedaços pode ser uma alternativa já que as vitaminas e minerais são preservados. Seja a versão vermelha ou a amarela, in natura ou congelada, o importante é adicionar frutas na rotina para ter uma alimentação equilibrada e diversificar os nutrientes na dieta completa Georgia de Castro
Os diferenciais da melancia amarela
- Alto teor de betacaroteno, antioxidante natural que confere a cor amarela da polpa;
- Rica em Pró-Vitamina A, que auxilia na saúde da pele, olhos e no bom funcionamento do sistema imunológico;
- Fonte de hidratação, no verão uma fatia antes de se expor ao sol ajuda a manter o corpo saudável;
- Sabor mais doce devido ao açúcar da fruta, a Frutose;
- Poucas sementes e branquinhas, sendo todas comestíveis;
- Tamanho compacto (em média sete quilos, em comparação com os quinze quilos de uma melancia tradicional).
"Dentre as características podemos citar a escassez de sementes, o tamanho compacto, com cerca de sete quilos a menos que a melancia tradicional, e o alto teor de brix que confere doçura intensa à polpa", Thiago Fonseca, Gerente de Clientes e Consumidores de Nunhems, marca de sementes e hortaliças da BASF, responsável pela Pingo Doce Amarelinha, criada em 2019 e pioneira no desenvolvimento da variedade.
Fonte: Georgia de Castro, nutricionista e engenheira de alimentos, é fundadora do Instituto VIVA e AISCA (Academia Internacional de Saúde e Ciência de Alimentos).