Pano de prato, rodinho e mais: como higienizar (direito!) e quando trocar
A cozinha é um dos lugares que mais usamos dentro de casa. Mas, ao mesmo tempo em que é onde preparamos nossos alimentos, o ambiente pode ser um local fértil para a proliferação de microrganismos nocivos à saúde. Por isso é importante fazer a higienização adequada dos utensílios e superfícies, para garantir a segurança alimentar e prevenir doenças. Mas será que você sabe fazer isso?
Segundo especialistas ouvidos por VivaBem, os principais microrganismos que podemos encontrar na cozinha são fungos e bactérias. Os cinco campeões para essa contaminação são: lixeira, esponja, ralo, pano de pia e pano de prato.
A seguir, preparamos um guia para você saber se está higienizando da maneira correta esses utensílios e para não cometer mais erros.
De quanto em quanto tempo limpar a cozinha?
A cozinha deve ser limpa diariamente, para que não ocorra o acúmulo de sujeiras, incluindo a pia e os locais onde há manipulação de alimentos.
Já a limpeza pesada, com a remoção de móveis e eletrodomésticos, lavagem de paredes e piso, deve ser realizada pelo menos uma vez por semana.
As bactérias podem se multiplicar de forma rápida em ambientes úmidos e quentes, como a cozinha, e representam riscos à saúde quando ingeridas.
Esponja de lavar pratos
A bucha de lavar pratos é um utensílio que entra em contato direto com a água, restos de alimentos e gorduras, o que pode favorecer a proliferação de bactérias.
Para evitar esse problema, é fundamental lavar esse item após o uso com água, sabão ou detergente. Pode ainda usar água quente para higienização adequada da esponja. Em seguida, deixe-a secar completamente antes de guardá-la em local limpo e seco.
Ela também deve ser trocada semanalmente e, principalmente, ao apresentar um amarelo mais escuro ou até com resíduos pretos.
Pano de prato
O pano de prato é um dos itens mais suscetíveis à proliferação de microrganismos, pois ele acumula resíduos de alimentos e umidade após o uso. Recomenda-se trocá-lo todos os dias e lavá-lo separadamente, utilizando água quente e sabão.
Após a lavagem, o pano deve ser bem seco, preferencialmente ao sol, pois a exposição aos raios solares auxilia na eliminação de bactérias.
Também é possível usar ferro de passar, porque o eletrodoméstico acaba ajudando a destruir os microrganismos que possam estar nesse pano. Há ainda a opção de usar uma secadora de roupa, que também tem calor e vai ajudar a destruir os microrganismos.
Pia
A pia é uma das superfícies mais utilizadas na cozinha e pode abrigar uma grande quantidade de microrganismos. Para higienizá-la adequadamente, limpe-a com uma solução de água sanitária após cada uso, enxaguando-a em seguida.
Uma alternativa é o uso de desinfetantes específicos para pias e superfícies. Semanalmente, é recomendado aplicar uma mistura de bicarbonato de sódio com limão para eliminar manchas e odores desagradáveis.
Lixo de pia
O lixo da pia, assim como a lixeira, deve ser higienizado regularmente para evitar o acúmulo de bactérias e maus odores.
No entanto, a maioria dos especialistas não recomenda ter o item nessa parte da cozinha, pois é um meio de fácil contaminação e também pode atrair insetos, como moscas, baratas e outros. O recomendado é que as lixeiras sejam de pedal e que fiquem no chão.
Rodinhos de pia
Embora esse objeto ajude a retirar a água da pia, é preciso saber que onde há água e alimento, os microrganismos vão se multiplicar.
Portanto, também é importante lavar o rodinho e não deixar que se crie limo nesse objeto.
Assim como o pano e a buchinha, ele também deve ser lavado frequentemente, com água e detergente.
Panos de pia
Vale a mesma recomendação dada para higienização da esponja de lavar louça. O ideal seria trocá-lo a cada uso, mas seria insustentável do ponto de vista ambiental.
Então, os especialistas recomendam lavá-lo sempre com água, detergente e não o deixar embolado e úmido. Após a higienização, o ideal é colocá-lo bem esticado para secar bem.
Para trocá-lo, depende de cada uso. Ao perceber que ele está manchado, com rasgos ou encardido, descarte. Isso pode ocorrer em três dias ou até uma semana, limite máximo para mantê-lo.
Geladeira
A geladeira deve ser limpa mensalmente por inteiro, partes internas e externas. Pode-se utilizar uma mistura de água com detergente ou bicarbonato de sódio. Também é recomendado utilizar álcool 70%.
O importante é secar bem todas as partes para que não haja acúmulo de água nem sujeiras, evitando assim proliferação de microrganismos.
Dicas práticas para manter o ambiente mais limpo
Ao limpar piso e pia, é importante primeiro remover os sólidos (restos de comida) e depois passar um produto que vai combater os microrganismos. Depois da limpeza, utilize álcool 70% ou desinfetante;
Troque o pano de prato ao menos uma vez ao dia;
Troque a esponja da pia regularmente e mantenha-a sempre limpa e seca;
Limpe a cozinha e materiais utilizados logo após o uso, mantendo sempre o espaço limpo e organizado.
Fontes: Aline Stipp, doutora em microbiologia e professora de medicina; Cynthia Jurkiewicz Kunigk, engenheira de alimentos; Keliani Bordin, doutora em ciências da engenharia de alimentos e professora de engenharia de alimentos, pesquisadora na área de micotoxicologia em alimentos e biomarcadores biológicos.
*Com reportagem de agosto de 2023
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.