Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Como em 'Ainda Estou Aqui': usar refrigerante para se bronzear é perigoso?

Usar a bebida na pele não estimula a pigmentação e pode ser perigoso Imagem: Getty Images

De VivaBem, em São Paulo*

21/12/2024 05h30

O filme "Ainda Estou Aqui" mostra as filhas de Eunice e Rubens Paiva passando refrigerante de cola na pele na praia para se bronzear.

A estratégia, além de ineficaz, oferece riscos à saúde porque não filtra o sol e pode causar queimaduras. "Além disso, pela reação das substâncias químicas em contato com a pele exposta à radiação, as pessoas ainda têm mais chance de desenvolver quadros como a fotodermatose, transtorno cutâneo causado principalmente pela exposição, e, a longo prazo, o câncer de pele", explicou a dermatologista Simone Neri em entrevista a VivaBem em 2021.

Relacionadas

Usar a bebida na pele também não estimula a pigmentação, apenas deixa de proteger do sol.

Existe bronzeado saudável?

"Quando há a exposição à radiação, nossa pele fabrica mais melanina como forma de se proteger. Então, teoricamente, não existe um bronzeado saudável", aponta Neri. Mas há, de acordo com a médica, maneiras de deixar o banho de sol menos perigoso para quadros como queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele.

"A dica é tomar sol antes das 10 horas da manhã e após as quatro da tarde. Mesmo com os raios mais fracos, nunca deixe de usar proteção solar — produtos em cremes e barreiras físicas, como chapéus e óculos", indica a médica.

Para aqueles que têm tendência ao câncer de pele, seja por histórico familiar ou por possuírem pele muito clara (os chamados de fototipo 1 e 2 pelos dermatologistas), a especialista recomenda não buscar um bronzeado, já que há maior chance de lesões a médio e longo prazo.

Alimentos também podem ajudar no bronzeado

Cenoura, abóbora, beterraba, alimentos que contêm betacaroteno, podem ajudar a alcançar um bronzeado saudável por pigmentarem a pele — embora os resultados sejam sutis e não imediatos.

"Se você sabe que vai à praia e ficará exposto o sol, o ideal é começar a ingerir essas comidas de um a dois meses antes da exposição. Outra dica é manter a pele bem hidratada, bebendo água e passando cremes, para evitar descascados que deixem manchas", conclui Neri.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como em 'Ainda Estou Aqui': usar refrigerante para se bronzear é perigoso? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde