Carteira de vacinação: o que fazer se perdi? Tem que tomar vacinas de novo?

Importante documento pessoal, é recomendado guardar e levar a carteirinha de vacinação à unidade de saúde toda vez que precisar tomar um imunizante.

Mas e o que fazer se eu perdê-la? Como conseguir uma segunda via? Preciso dela para tomar vacinas? Tire dúvidas sobre a carteira de vacinação.

Qual é a função da carteira de vacinação?

A carteira de vacinação tem por objetivo o registro das doses de vacinas recebidas pelo cidadão durante a vida. Por meio dela é possível comprovar quais vacinas o indivíduo recebeu e também registrar doses futuras, para retorno à unidade de saúde, nos casos de vacinas com mais de uma dose.

A carteira é fornecida pelo serviço que realiza a vacinação, seja serviço público ou privado, ambos têm que respeitar a mesma legislação em termos de obrigatoriedade de registro, como o número de lote, a data em que foi aplicada e a assinatura de quem executou a vacinação.

Como funciona a carteira de vacinação?

Como a carteira de vacinação traz o registro das doses aplicadas, ela permite que a pessoa tenha controle sobre as vacinas que tomou e quais ainda falta receber, especialmente vacinas que precisam de mais de uma dose. Por isso é importante guardá-la como qualquer documento.

Como saber se minha carteira de vacinação está atualizada?

A carteira estará atualizada se seguir o calendário nacional de vacinação que traz todas as vacinas recomendadas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) e a idade adequada para cada imunizante disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) durante todo o ano, gratuitamente.

O calendário vacinal está disponível no endereço: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/c/calendario-de-vacinacao.

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Precisa de carteirinha para tomar vacina?

A ausência de carteira de vacinação não impede nenhum brasileiro de ser vacinado. A vacina é um direito de todas as pessoas.

É recomendável que a carteira de vacinação seja devidamente guardada e utilizada sempre que for tomar uma nova dose ou uma vacina diferente, visando manter o histórico vacinal em dia em um único documento.

No entanto, caso não esteja com a caderneta no ato da vacinação, é possível se vacinar sem ela e uma nova caderneta ou comprovante da vacina aplicada será dado.

Como conseguir um comprovante de vacinação?

O comprovante de vacinação é fornecido pelos serviços de vacinação no recebimento da dose.

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No caso do indivíduo que quiser a declaração por escrito, dizendo que tomou tais vacinas, será necessário procurar o serviço onde a pessoa foi vacinada e tentar obter uma declaração, mas a própria carteira de vacinação já é um comprovante.

O que fazer se perdi minha carteira de vacinação?

O Ministério da Saúde recomenda ao paciente que perdeu o cartão de vacina que procure o posto de saúde onde habitualmente recebe as doses para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via do documento.

Pode ser que haja dificuldade em achar os registros anteriores dependendo do local devido à informatização do sistema público ter começado há poucos anos. A informatização ainda não é uniforme em todos os lugares do Brasil.

Caso não seja possível recuperar esse histórico, um novo esquema vacinal poderá ser iniciado. O profissional da unidade de saúde fará uma avaliação considerando a faixa etária do indivíduo e as vacinas recomendadas para a sua idade, e procederá com a vacinação e agendamento de possíveis doses subsequentes.

Como tirar a segunda via da carteira de vacinação?

Em caso de necessidade de obtenção de uma segunda via, o cidadão deverá ir à unidade de saúde na qual foi vacinado e se informar sobre a existência de registro da(s) vacina(s). Na identificação das informações de vacinação, o profissional do serviço de saúde irá disponibilizar um novo comprovante.

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Outra forma de acompanhar a situação vacinal e de se ter um comprovante de vacinação é pelo Conecte SUS, para quem já tem acesso ao aplicativo. Devido à recente disponibilização deste app para a população, é possível que nem todas as vacinas recebidas ao longo da vida estejam disponíveis na caderneta virtual, podendo ser visualizadas apenas as doses recebidas recentemente.

Nos serviços privados, onde a informatização do sistema já começou há muito tempo, é possível conseguir um histórico mais longo.

O que devo fazer se tiver mudado de cidade?

Em caso de mudança de endereço e inexistência de comprovante de vacinação, o profissional de saúde poderá fazer uma busca no sistema, visando encontrar registros de vacina feitos no cadastro do indivíduo em outros estabelecimentos de saúde.

Caso o profissional não os encontre, um novo esquema vacinal será iniciado, considerando sua faixa etária e as vacinas recomendadas para a sua idade.

Preciso tomar vacinas se vou me mudar de país?

Calendários de vacinação podem diferir de um país para outro. Em caso de mudança para o exterior, é importante que o cidadão busque saber o calendário vacinal do seu destino, se atentando para algumas equivalências de vacinas cujos nomes podem sofrer pequena alteração ou outra vacina que proteja contra outras doenças.

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A partir do momento que o indivíduo se torna residente em outro país, ele tem que seguir as regras sanitárias daquele lugar.

No Brasil, dispomos de centros de saúde do viajante, onde o indivíduo pode buscar orientações sobre as vacinas necessárias em cada país. Algumas vacinas são consideradas obrigatórias para ingressar em outro país, como a da febre amarela, por exemplo.

O SUS permite que o cidadão se imunize contra as principais doenças imunopreveníveis que acometem a população brasileira, durante todo o ano, gratuitamente.

Como o Brasil possui um calendário muito amplo, pode ser necessário complementar com alguma vacina, inclusive, será uma boa oportunidade para se recuperar doses atrasadas, vacinas que foram esquecidas e que não foram aplicadas na idade correta.

Se eu não tiver minha carteirinha, preciso tomar todas as vacinas de novo?

Sim, para o PNI é considerado vacinado o indivíduo que comprova a sua vacinação. No entanto, se for possível, antes de iniciar um novo esquema vacinal, o cidadão poderá buscar formas de resgatar doses aplicadas nas unidades onde já tomou vacinas previamente. Caso não seja possível, o profissional deverá realizar uma avaliação e proceder com a vacinação de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

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Isso significa que no caso de um adulto, por exemplo, que não tem a carteira de vacinação e precisará ser vacinado novamente, ele só receberá as vacinas de acordo com a faixa etária dele, ele não tomará, por exemplo, as vacinas indicadas para crianças.

O que é e para que serve o Conecte SUS? Como fazer o cadastro?

O aplicativo Conecte SUS Cidadão traz informações relacionadas à saúde do indivíduo, pois está integrado à Rede Nacional de Dados em Saúde. O aplicativo dá acesso à carteira nacional digital de vacinação, facilitando monitoramento e controle da aplicação das doses no Brasil.

O cadastro é simples, feito em poucos minutos com o número do CPF ou da carteira nacional de saúde. Basta entrar na loja de aplicativos do seu celular ou tablet e fazer o download de forma gratuita.

O registro também pode ser feito em qualquer computador, com acesso à internet, através do site: conectesus-paciente.saude.gov.br. Pelo portal, o usuário também consegue acessar a ferramenta.

* Com reportagem publicada em 09/02/2021

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