Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Finalmente! Japoneses criam remédio que faz crescer dentes; como funciona?

Imagens mostram antes (acima) e depois do crescimento de dentes em um furão (centro superior e inferior) e camundongos (direita e esquerda) Imagem: Medical Research Institute Kitano Hospital/AFP

De VivaBem, em São Paulo

23/12/2024 05h30

Pesquisadores japoneses vão testar um novo medicamento que pode ajudar no crescimento de dentes de adultos. Remédio experimental será administrado, primeiramente, em homens. Futuramente, a ideia também é incluir crianças que nascem sem os dentes devido a uma doença congênita.

Como funciona medicamento

Cientistas apostam em uma tecnologia divulgada anteriormente. O medicamento para regeneração dentária funciona desativando o gene USAG-1, que normalmente inibe o crescimento dos dentes.

Relacionadas

Remédio já foi testado em ratos e furões. Resultado do estudo, publicado no ano passado no periódico Regenerative Therapy, mostrou que tratamento é capaz de regenerar os dentes dos animais sem efeitos colaterais notáveis. A equipe pretende colocar o tratamento em uso prático por volta de 2030, segundo o veículo local The Japan Times.

Ensaios clínicos vão ocorrer até agosto de 2025. No primeiro estágio, 30 homens saudáveis entre 30 e 64 anos receberão o medicamento por via intravenosa no Hospital Universitário de Kyoto, no Japão, para estudar a segurança do tratamento e as doses apropriadas. O segundo estágio cobrirá pacientes entre 2 e 7 anos que não têm pelo menos quatro dentes.

Queremos atender às expectativas de pessoas que têm dificuldade de viver porque não têm dentes.
Katsu Takahashi, líder do estudo, ao the Japan Times

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Finalmente! Japoneses criam remédio que faz crescer dentes; como funciona? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde