Sua pressão cai no calor? Comer sal resolve? Tire dúvidas sobre o problema
Você costuma sofrer com tontura, fraqueza, indisposição, visão turva, náusea e até desmaios no verão? Esses podem ser sintomas de uma queda da pressão arterial, que no calor pode ocorrer devido à dilatação das artérias.
Chamado de hipotensão, o problema é cercado de mitos e sempre aparece alguém com uma "dica de vó" para resolver o quadro.
A seguir, mostramos o que funciona ou não e tiramos outras dúvidas sobre a condição.
1. Consumir sal ajuda a subir a pressão?
De fato, o consumo excessivo de sódio é associado ao aumento da pressão arterial. Mas comer sal durante uma crise de hipotensão não vai gerar um efeito imediato, pois o nutriente precisa de um certo tempo —horas e até dias— para ser absorvido e gerar efeito na pressão.
Mas não dá para dizer que a tática é inútil. Comer algo salgado —um biscoito, por exemplo— pode ajudar pois o estímulo da digestão tende a ativar a circulação e acelerar os batimentos cardíacos, fazendo a pressão subir.
2. Molhar os pulsos e a nuca funciona?
Aplicar água fria na nuca e nos pulsos contrai os vasos sanguíneos da região e pode aliviar momentaneamente os sintomas da pressão baixa, mas não é uma solução definitiva.
3. O calor é o único fator que baixa a pressão?
Não. Além do calor, outros fatores podem contribuir, como a desidratação —ao praticar exercícios físicos com roupas inadequadas ou em lugares pouco arejados, por exemplo— consumir bebidas alcoólicas em excesso ou ficar longos períodos sem comer.
4. Desmaios são comuns diante de um quadro de pressão baixa?
Sim. Entre os sintomas mais comuns de um quadro de hipotensão estão a sensação de desmaio, sem a perda de consciência —a chamada de pré-síncope— ou o desmaio propriamente dito, que chamamos de síncope.
5. Elevar as pernas ajuda a recuperar a queda de pressão?
Verdade. Sentar-se e deitar-se com as pernas elevadas facilita o retorno do sangue ao coração, contribuindo para a pressão normalizar. Mas não se esqueça de consumir água e, se os sintomas persistirem, procure ajuda médica.
6. Diante do quadro, é necessário buscar um médico?
Depende. Casos isolados de queda de pressão não costumam exigir atendimento médico. Por outro lado, se os episódios de desmaios forem frequentes, ou o paciente apresentar sintomas como taquicardia, confusão mental ou histórico familiar de problemas cardíacos, vale ter uma maior atenção ao sintoma e buscar a avaliação de um profissional da saúde.
7. Pressão baixa pode indicar algo mais grave?
Pode, sim. Embora um caso isolado de hipotensão geralmente não seja grave, sua recorrência pode indicar outros problemas de saúde.
Para evitar o quadro, adote uma alimentação equilibrada, mantenha-se hidratado, use roupas leves no calor, evite ambientes lotados e reduza o consumo de álcool.
Fontes: Diego Garcia, cardiologista da rede Americas; e Renato Jorge Alves, cardiologista da FCMSCSP (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo), consultadas em reportagem de 20/02/2024.
UOL no Verão
UOL no Verão
De 21 de dezembro a 2 de fevereiro, a praia de São Lourenço, em Bertioga (SP), será palco da arena UOL no Verão, que chega à sua 7ª edição com várias atividades para agitar o litoral paulista.
O espaço fica aberto ao público de terça a domingo e oferece aos visitantes quadras para jogar beach tennis, futevôlei, frescobol e pickleball, além de uma academia com aulas criadas especialmente para o evento. No fim das tardes de sábado, uma banda local garante ainda mais animação para o público presente.
O acesso ao local é gratuito, no entanto, para o uso das quadras, academia, chuveiro e aulas é preciso pagar a taxa de day use de R$ 50. Clientes Pagbank têm desconto de 50% no day use e clientes Binance podem usar a academia e fazer gratuitamente as aulas no local, mas precisam pagar pelo day use para utilizar quadras.
O UOL no Verão tem patrocínio de SOL, SBP, PagBank, Binance, La Roche Posay e Activia.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.