Topo

Quais frutas misturar com whey protein? Veja sugestões e benefícios

Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem

26/12/2024 12h44

Existem muitas maneiras criativas de preparar receitas com whey protein, suplemento derivado da proteína do soro do leite e muito popular entre quem pratica atividades físicas intensas.

A seguir, veja sugestões de frutas para quem já está cansado de consumir o whey dissolvido apenas em água e conheça os benefícios potenciais de cada opção:

Relacionadas

Banana. Devido ao sabor doce e teor de potássio - um mineral importante para a função muscular -, a fruta é comumente utilizada para fazer misturas com o whey protein.

É possível amassar a banana e colocar o whey por cima. Ou congelar a fruta e depois bater com leite, aveia e pasta de amendoim para fazer um shake Ana Rodrigues, nutricionista

Morango, kiwi, frutas vermelhas, maçã e pera. Estas frutas também costumam ser bem aceitas pelo público em receitas com whey, segundo Rodrigues. "Além de adicionar sabor ao suplemento, as frutas também adicionam vitaminas à refeição", diz a nutricionista.

Manga e uva. São algumas das opções geralmente indicadas para quem quer ganhar massa muscular. Já frutas relativamente menos calóricas como morango, maçã, pera e ainda framboesa, podem ser boas escolhas se o objetivo é perder peso.

Abacate. É uma das mais recomendadas pelos nutricionistas para todos os casos, devido à presença de gordura boa, o que também aumenta a saciedade.

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Alguns ingredientes também podem melhorar o sabor e aumentar a quantidade de nutrientes em uma refeição com whey protein. São sugestões:

  • Canela;
  • Cacau em pó;
  • Aveia;
  • Pasta de amendoim;
  • Castanhas;
  • Mel.

E entre misturar com água ou leite?

Existem três tipos de whey: concentrado, isolado e hidrolisado. O whey concentrado contém cerca de 80% de proteínas do soro de leite, além de carboidratos (lactose) e lipídios. Segundo Rafael Longhi, professor de nutrição esportiva, misturar o produto com leite, por exemplo, pode ser vantajoso para quem quer ganhar músculos - objetivo que demanda um consumo maior de proteínas.

"A combinação de whey com leite aumenta ainda mais a quantidade de proteína na bebida, já que o leite também é um alimento proteico", explica o especialista.

Apesar de essa mistura adicionar calorias ao suplemento, Longhi diz que pessoas que querem emagrecer não precisam se restringir a consumir o produto somente com água. O whey também pode ser misturado com leite nesses casos, desde que a quantidade da bebida seja ajustada para evitar um excesso calórico. "O cálcio, inclusive, é um nutriente que pode auxiliar no controle do peso."

Mas se você é intolerante à lactose ou toma whey hidrolisado - versão indicada para pessoas que possuem algum problema gastrointestinal, como quem já passou por cirurgia bariátrica -, o leite talvez não seja a escolha ideal para preparar o suplemento.

"A caseína, uma proteína do leite, tem uma absorção lenta, enquanto o whey protein hidrolisado tem uma digestibilidade mais acelerada, então essa mistura pode causar algum desconforto gastrointestinal", explica Ana Rodrigues. "É melhor tomar whey hidrolisado com leite vegetal, água de coco ou suco, por exemplo."

As gorduras e a caseína presentes no leite comum diminuem a velocidade de absorção do suplemento, mas, segundo os especialistas consultados pela reportagem, isso não prejudica os resultados do treino.

*Com informações de reportagem publicada em 10/08/2023

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quais frutas misturar com whey protein? Veja sugestões e benefícios - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Benefícios dos alimentos