Remédio contra queda de cabelo causa disfunção erétil?
Atinge mais homens ou mulheres? Causa impotência sexual? Tire dúvidas sobre a calvície, problema que atinge mais de 40 milhões de brasileiros.
Como as alopecias afetam os fios?
Na alopecia androgenética a doença ocupa o ápice da cabeça, formando entradas e coroas.
O homem fica calvo na cabeça, mas pode ter pelos em outras regiões, como na barba, por exemplo.
Já as mulheres ficam com o cabelo ralo na parte de cima (não ficam completamente calvas) se não tratarem.
A alopecia areata pode ser universal, e é caracterizada pela perda de cabelo ou de todos os pelos do corpo, como cílios e sobrancelhas.
Calvície atinge mais homens ou mulheres?
Atinge os dois públicos, mas na alopecia androgenética, a agressividade da doença é maior nos homens, por isso fica mais evidente e aparente neles. Um outro ponto é que as mulheres buscam tratamento precoce e não esperam o quadro se agravar para tomar uma atitude.
Calvície tem relação com a idade?
Sim, com o passar dos anos a doença evolui, tem a ver com a idade, mas também com questões genéticas e hormonais. Há pessoas com 20 anos completamente calvas, assim como indivíduos que começam a apresentar o problema aos 50, 60 anos.
Uma dúvida comum é se após uma certa idade a calvície estabiliza. Depois dos 50, diminui a velocidade da condição, mas os fios continuam caindo.
No caso das mulheres, há o agravante da menopausa, elas ficam vulneráveis a desenvolver a alopecia androgenética de forma mais significativa nesta fase. A reposição de hormônios masculinos tende a acentuar a calvície.
Remédio contra queda de cabelo, como a finasterida, causa disfunção erétil?
Usuário de finasterida desde os 16 anos, Almeida diz que o remédio pode diminuir a libido, o desejo, mas não causa disfunção erétil, isso é mito.
Ele pondera que seu uso é seguro, e como qualquer medicação, pode ter efeitos colaterais. Alguns pacientes podem relatar sensibilidade nas mamas.
Uma outra opção de tratamento é o uso tópico da loção capilar minoxidil, que também está disponível na versão manipulada. Os efeitos colaterais podem incluir uma condição chamada de hipertricose, em que há o crescimento de pelos em algumas partes do corpo, como testa e região superior da maçã do rosto, o que pode ser incômodo principalmente para mulheres.
Três dicas simples para combater a queda de cabelo e calvície
Dica 1 - Tenha uma boa alimentação.
Dica 2 - Faça exercício físico.
Dica 3 - Ao perceber os primeiros sinais ou sintomas de uma queda de cabelo, busque a ajuda de um médico tricologista.
Fonte: Conexão VivaBem, com o dermatologista Adriano Almeida. Assista:
*Com reportagem de julho de 2023.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.