Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Por que algumas pessoas deixam tudo para depois e como superar essa atitude

Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Colaboração para VivaBem*

06/01/2025 16h55

Segundo a psicologia, o ato de "deixar tudo para depois" está diretamente relacionado à procrastinação. Procrastinar é uma atitude comum e totalmente humana —aliás, é difícil encontrar quem não tenha adiado a realização de alguma tarefa pelo menos uma vez na vida.

Isso pode ocorrer por diversos motivos, como:

Falta de motivação;

Medo do fracasso ou de não fazer algo perfeitamente;

Falta de confiança, o que inclui duvidar das próprias habilidades;

Falta de organização ou planejamento;

Reflexo da busca por prazer imediato, como ver TV, navegar nas redes sociais etc.

O problema é que, de forma rotineira e até mesmo contumaz, a procrastinação acaba produzindo vários problemas no trabalho, nos estudos e até na vida pessoal e familiar. Além disso, postergar certas atividades —em especial, as mais difíceis ou chatas— pode se tornar um padrão de comportamento e é uma mania que, em maior ou menor grau, afeta a saúde mental.

Aquilo que devemos fazer e não fazemos fica "martelando" em nossa cabeça, ocupando um espaço que deveria se incumbir de pensamentos produtivos e agradáveis. Para quebrar esse ciclo, o ideal é elaborar algumas estratégias de enfrentamento do problema. Eis algumas sugestões simples:

Reflita sobre os motivos

Imagem: iStock

Identifique as razões profundas que levam ao adiamento da tarefa, como medo de errar, perfeccionismo, receio do julgamento dos outros, ansiedade ou autossabotagem. Ao reconhecer essas causas, será possível trabalhar nelas e ressignificá-las.

Priorize o que dá mais trabalho

O ser humano é hedonista, busca prazer e satisfação. Por isso, tende a começar pelas tarefas mais fáceis ou interessantes, adiando os desafios. No entanto, essa estratégia faz com que a tarefa difícil continue rondando a mente, gerando mais desconforto. Ao iniciar por algo entediante ou menos empolgante, você alivia esse peso mental, ganhando mais disposição para realizar o que realmente gosta.

Organize-se

Você pode começar preparando tudo o que é necessário para realizar a tarefa, o que já é um bom progresso. Outra abordagem é dividir a tarefa em pequenas etapas, cumprindo-as aos poucos. Uma técnica popular nesse sentido é a "pomodoro", que consiste em trabalhar com foco durante 25 minutos ininterruptos, fazer uma pausa de 5 minutos e depois retomar o trabalho.

Melhore a situação

Uma mesa bem organizada e iluminada faz toda a diferença. Se a tarefa envolver algum trabalho doméstico (uma faxina mensal, por exemplo), tente colocar uma trilha sonora animada para executar a atividade.

Foque nos resultados

Ao conseguir executar uma tarefa difícil ou estressante, você desenvolve melhor suas capacidades (a paciência, por exemplo) e eleva a autoestima, pois percebe que dá conta do que tem que fazer e isso proporciona bem-estar. Dessa satisfação surge a automotivação e um gás novo para a próxima tarefa.

Presenteie-se

Imagem: max-kegfire/Getty Images/iStockphoto

Após cumprir um trabalho complicado, premie-se com um café, uma automassagem relaxante, uma pausa de uns 15 minutos para não fazer nada etc.

Policie sua mente

Também é interessante tentar controlar os pensamentos que estão impedindo você de fazer a tarefa chata. Talvez exista alguma crença disfuncional (de insegurança ou falta de confiança) que vem atrapalhando a atitude prática.

Considere o mindfulness

A espécie de meditação que envolve atenção plena ajuda a manter a mente mais focada e livre de distrações, melhora a disposição, reduz os níveis de estresse e permite lidar com as situações de modo mais consciente.

Dê sentido para a atividade

Isso pode ajudar a lidar melhor com o que é preciso desempenhar. Vale desde encerrar o expediente mais cedo até ganhar mais tempo para ver uma série ou ler um livro.

*Com informações de reportagem publicada em 18/08/2021

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que algumas pessoas deixam tudo para depois e como superar essa atitude - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Equilíbrio