Risco de câncer de cabeça e pescoço aumenta com falta de higiene bucal

Com que regularidade você tem escovado os dentes? Um estudo publicado no periódico JAMA Oncology em setembro de 2024 revelou que negligenciar a higiene bucal, especialmente pela manhã, pode aumentar em até 50% o risco de câncer de cabeça e pescoço.

A escovação inadequada favorece a proliferação de bactérias nocivas, que causam inflamação e prejudicam a saúde, predispondo doenças periodontais e aumentando os riscos de tumores.

Após analisarem os dados de quase 160 mil pessoas, os cientistas fizeram o estudo com os participantes que desenvolveram câncer de células escamosas de cabeça e pescoço (236 pessoas) e 485 participantes de controle.

Após anos de pesquisa, 13 tipos de bactérias associadas ao câncer foram identificados, especialmente em quem não escova os dentes corretamente e não usa o fio dental. Um aumento na pontuação de risco microbiano (criada com base em 22 bactérias) foi associado a um aumento de 50% no risco de desenvolver a doença de cabeça e pescoço.

Outros riscos de não escovar os dentes

Se você costuma esquecer de escovar os dentes, há maior risco de ter problemas como cáries e gengivites. Quando deixamos de higienizar os dentes, inicia-se um processo de perda de mineral deles.

Além disso, a placa acumulada pode se transformar em tártaro, que se adere ao dente de tal forma que não é removido pela escovação. Caso isso aconteça, será necessária a intervenção de um tratamento odontológico.

Problemas bucais podem fazer com que bactérias orais causem infecções ou até graves doenças em diferentes órgãos, como o coração.

As doenças cardiovasculares estão associadas às periodontais (gengivite, periodontite). "Hoje, estima-se que o vínculo entre alteração bucal e doença cardíaca é de cerca de 45%, então é uma conexão bastante forte e, em última análise, existe uma correlação entre a péssima saúde bucal e infarto", diz Marcelo Sampaio, cardiologista.

Continua após a publicidade

Para evitar esse combo de problemas

Imagem
Imagem: Getty Images

De acordo com a Associação Americana de Odontologia, o recomendado é:

Escovar os dentes por dois minutos —esse tempo leva a uma maior redução da placa bacteriana na comparação com quem higieniza a boca por um minuto;

Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, com um creme dental fluoretado;

Usar o fio dental pelo menos uma vez por dia, de preferência antes de dormir;

Continua após a publicidade

Não esquecer de fazer visitas frequentes ao dentista para evitar essas e outras doenças.

*Com informações de reportagem publicada em 30/07/2023

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.