Genética, número de glândulas: por que algumas pessoas suam mais que outras
Se você já esteve encharcado de suor enquanto a pessoa ao lado mantinha a pele seca mesmo em temperaturas altas ou praticando exercício físico, provavelmente já se perguntou por que seu corpo transpira tanto.
A quantidade de suor produzida varia de pessoa para pessoa e depende de diversos fatores. Um deles é o número de glândulas sudoríparas presentes no corpo; elas são responsáveis pela produção de suor, e quanto mais glândulas, mais suor.
A genética é outro ponto a ser considerado: se um dos pais possui uma tendência a suar mais, é provável que o filho também apresente essa característica.
A condição física de uma pessoa também afeta a quantidade de suor produzida. Quem tem melhor forma física tende a ter uma capacidade maior de regular a temperatura corporal, o que pode resultar em uma produção mais eficiente de suor durante o exercício físico, ou mesmo em atividades cotidianas.
Outros fatores que influenciam na produção do suor incluem sobrepeso, uso de medicamentos como antidepressivos e remédios para diabetes e algumas condições de saúde como menopausa e hipotireoidismo.
É importante destacar que a transpiração excessiva, conhecida como hiperidrose, pode ser um problema médico que requer atenção especializada. Caso você perceba que sua transpiração é excessiva e está afetando sua qualidade de vida, o melhor é procurar um médico para uma avaliação adequada, diagnóstico correto e tratamento.
Fontes: Carolina Pellegrini, dermatologista do Hospital Santa Catarina - Paulista; Lucas Albanaz, médico clínico geral, coordenador da clínica médica do Hospital Santa Lúcia, em Brasília (DF); Matheus Arrais, médico clínico-geral do HRSC (Hospital Regional do Sertão Central do Ceará).
* Com informações de reportagem publicada em 08/08/2023
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.