Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Kate Middleton diz que seu câncer está em remissão; o que isso significa?

Kate Middleton divulgou fotos de sua visita ao Hospital Royal Marsden, em Londres - Reprodução Kate Middleton divulgou fotos de sua visita ao Hospital Royal Marsden, em Londres - Reprodução
Kate Middleton divulgou fotos de sua visita ao Hospital Royal Marsden, em Londres Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/01/2025 15h57

Kate Middleton usou seu Instagram oficial para informar que seu câncer está em remissão. O anúncio aconteceu no dia em que a princesa divulgou fotos de sua visita ao Hospital Royal Marsden, especializado em casos de oncologia, em Londres.

O que é remissão

Estar em remissão significa mostrar bons sinais de melhora clínica. "Podemos dizer isso quando o paciente não tem mais manifestações no tumor que originou o tratamento", explica o oncologista Tiago Cordeiro Felismino, clínico no A.C. Camargo Cancer Center.

Para estar em remissão são necessários três fatores. Os sintomas precisam ter acabado (como dores e sangramentos), desaparecimento total ou parcial do tumor nos exames de imagem e marcador tumoral normalizado nos exames de sangue.

Remissão, no entanto, é diferente de estar curado. "O critério de cura depende do tipo de tumor. Se for agressivo, o paciente pode ser considerado curado em cerca de três anos, porque se não voltou, as chances são muito pequenas. Se não for, demora mais para essa declaração", explica Felismino.

A cura de Kate Middleton pode demorar um pouco mais. De acordo com o especialista, pacientes com tumores abdominais — como foi declarado pela princesa, sem mais detalhes —, como aqueles que acontecem no sistema digestivo ou ginecológicos, podem ficar em remissão por até cinco anos antes de serem considerados clinicamente curados.

A princesa revelou em março do ano passado que havia sido diagnosticada com câncer. Ela só voltou aos holofotes e ao trabalho no fim de 2024.


Saúde