Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


BBB: ronco de participante incomoda sono dos brothers; existe tratamento?

Alguns participantes não conseguiram dormir na primeira noite na casa - Reprodução/TV Globo Alguns participantes não conseguiram dormir na primeira noite na casa - Reprodução/TV Globo
Alguns participantes não conseguiram dormir na primeira noite na casa Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

15/01/2025 11h49

O BBB mal começou e o ronco de um dos participantes já viralizou na internet. O som alto impressionou os telespectadores do reality. No X (antigo Twitter), há quem diga que isso é motivo de votos. Outros, falando que apertariam o botão para sair.

Existe tratamento para o ronco?

O ronco é um barulho provocado pelas vibrações das estruturas de partes moles na garganta e no nariz. Apesar de incômodo para quem ouve, ele é normal, mas pode indicar a presença de alguma doença. A apneia obstrutiva do sono, que afeta de 33% a 35% da população brasileira, é uma delas.

Problemas de saúde pioram o ronco. Obesidade, aumento das amídalas, rinite, sinusite e até doenças do pulmão, também podem ser responsáveis pelo som desagradável. Por isso, é importante procurar um médico para investigação.

Não há remédio anti-ronco, mas há algumas estratégias que podem melhorar os barulhos durante o sono. Como o uso de aparelhos CPAP, que funcionam como uma máscara, jogando o ar para dentro do pulmão. Mas lembre-se: é muito difícil de se acostumar a usá-los.

Casos leves podem ser resolvidos com algumas mudanças na cama. Caso tenha um ronco leve, a pessoa também pode optar por uma pilha de travesseiro elevada e dormir de lado.

Cenários mais graves podem exigir cirurgias. Como o caso for apneia do sono. Na cirurgia é retirado o excesso de tecido (popularmente chamada de carne esponjosa) fazendo com que a pessoa respire melhor.

*Com informações de reportagem de novembro de 2020


Saúde