Dormir pelado: o que a ciência diz e por que você deveria experimentar
Ler resumo da notícia
Tirar a roupa antes de dormir pode ser uma estratégia para ter um sono mais profundo e ainda cuidar da saúde da região íntima.
A seguir, especialistas explicam por que você deveria desapegar dos seus pijamas.
1. Menor risco de infecção íntima
Roupas íntimas abafam a região e predispõem à multiplicação de fungos e bactérias que causam as infecções. Por isso, passar a noite nua é uma boa estratégia para evitar candidíase, por exemplo. A depender do tamanho e modelo da calcinha escolhida para dormir —fio-dental apertado, por exemplo—, ela também pode provocar irritação ou escoriações na vulva e no períneo.
2. Favorece a fertilidade
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/58/2023/01/04/fertilidade-humana-espermatozoides-ovulo-fecundacao-1672836612376_v2_750x421.jpg)
Usar cuecas muito apertadas ou até mesmo pijamas quentes pode elevar a temperatura dos testículos e afetar a fertilidade masculina.
"O aquecimento do testículo atrapalha a produção e maturação dos espermatozoides. Eles se tornam menos numerosos, mais lentos e podem ocorrer até malformações neles", explica o urologista Alex Meller.
Dormir pelado ainda ajuda a manter a temperatura ideal para o funcionamento dos órgãos da bolsa escrotal, que é de 35°C - 1,5°C abaixo da corporal.
3. Maiores chances de um sono pleno
"Um bom sono não combina com muita estimulação sensorial, algo que a roupa colada no corpo pode provocar", explica o neurocientista John Fontenele-Araujo.
A temperatura corporal também é muito importante para a qualidade do repouso. Ao sentir frio ou calor, despertamos ou ficamos em sono superficial, diz o neurocientista.
Quando dormimos sem roupa, fica mais fácil ajustar a temperatura, usando um lençol leve ou um edredom mais pesado.
4. Menos estresse e outros problemas
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/72/2021/12/29/felicidade-contato-com-a-natureza-alegria-tranquilidade-plenitude-1640805301086_v2_750x421.jpg)
Quando você dorme sem roupas, seu corpo pode regular melhor a temperatura interna, o que favorece um sono mais profundo e reparador.
O sono de boa qualidade ajuda a diminuir a liberação de cortisol (o hormônio do estresse), que, quando em níveis elevados, pode afetar o sistema imunológico, aumentar o risco de doenças cardíacas e contribuir para o acúmulo de gordura abdominal.
Assim, ao melhorar o sono, dormir sem roupa pode, de forma indireta, ajudar a controlar o estresse e melhorar a saúde geral.
5. Ganho em bem-estar e autoconhecimento
Ter um momento sozinho em que é possível sentir o corpo ou prestar mais atenção no toque aumenta a sensação de bem-estar.
"Há uma promoção de autoconhecimento e um amadurecimento das nossas perspectivas e expectativas. Traz, sem dúvidas, um ganho pessoal emocional enorme", diz o ginecologista Eduardo Siqueira. Segundo ele, também há um ganho relevante nos relacionamentos, já que aumenta a intimidade e os cuidados entre o casal.
6. Trabalha segurança e autoconfiança
O ato pode ainda proporcionar e dar segurança em situações do dia a dia. "Se ele cuida do corpo e acaricia, é uma pessoa que tem mais autonomia e mais atitude. Vai ainda ter percepção de sensações, justamente por trazer mais autoconfiança, segurança, porque essa pessoa se identifica e se conhece", diz Carla Cecarello, psicoterapeuta sexual e mestre em ciências da saúde.
Não basta apenas tirar a roupa
Se você tem vontade de ter mais tempo com o corpo nu, mas tem vergonha, saiba que é possível conquistar essa prática aos poucos.
Não é todo mundo que, mesmo sozinho, se sentirá à vontade para tirar a roupa. Por isso, é importante iniciar de maneira leve e com pequenas ações no dia a dia:
Comece a dormir sem peças íntimas;
Fique alguns minutos sem peças de roupa que apertem ou proporcionem uma sensação de "aprisionamento";
Frequente locais como praias naturistas, onde são, de fato, reconhecidas pela prática. Nelas, a nudez é encarada como algo normal.
21 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Herbert Luiz Braga Ferreira
Eu durmo pelado há muito tempo! É ótimo!
Ricardo D Almeida
Nunca durmas todo nu, pois a casa pode se incendiar e depois ficas pelado do lado de fora, enquanto os bombeiros apagam o fogo.
José Tadeu Vasconcellos
Eu não durmo pelado, para não correr o risco de tropeçar no bimbo, ao levantar.