Você provavelmente tem na cozinha o alimento que as baratas odeiam

Você sabia que a folha de louro pode ser uma aliada natural para espantar baratas? Estes insetos odeiam o aroma da planta, tradicionalmente usada como tempero na culinária brasileira.

Além do louro, outros extratos naturais que podem ser usados como repelentes são:

Eucalipto;

Mamona;

Jambolão;

Extrato de neem (ou nim) indiano.

Como espantar baratas com louro

Imagem
Imagem: Joanna Tkaczuk/Getty Images/iStockphoto

Escolha folhas de louro ou dessas outras plantas citadas acima e deixe-as secar na sombra. Depois, triture até formar um pó;

Continua após a publicidade

É possível fazer o extrato aquoso usando 100 g do pó para cada 900 ml de água. Neste caso, é necessário deixar descansar por 48 horas e depois coar em um filtro de papel;

Aplique o pó ou pulverize a solução nas frestas das portas e nas bordas e interior dos ralos;

Outra opção é usar nos locais chumaços de algodão embebidos na receita.

Mas é importante lembrar que os extratos funcionam apenas como repelentes e não matam as baratas.

Para exterminá-las de vez, o que fazer?

Misture açúcar refinado e bicarbonato de sódio (em quantidades iguais), deposite o pó em tampas de garrafa e espalhe pela casa nos pontos mais críticos.

Continua após a publicidade

Cuidados, inclusive com inseticida

Usar com frequência inseticida pode aumentar a resistência das baratas, principalmente se estiverem produzindo filhotes, que terão mais chances, até porque os ovos não são eliminados. Fora o risco de usar inseticida com crianças e animais em casa. Portanto, é melhor apostar em faxina regular e desinsetização preventiva.

Ao mexer em um ninho de baratas e limpar sua sujeira, é necessário muito cuidado. Os equipamentos de proteção evitam o contato direto com produtos químicos e desinfetantes (que devem ser aplicados até mesmo nos locais mais escondidos), e com odor, feromônios, pó de fezes e partes de baratas, que inalados podem inflamar os brônquios e desencadear asma.

As que vivem em esgotos, ralos, tubulações, como a barata-americana (sendo que o número de espécies urbanas pode chegar a 20) transmitem doenças potencialmente perigosas para a saúde humana. São causadores de: furunculose (presença de furúnculos), febre tifoide, hanseníase, tuberculose, poliomielite, hepatite A, parasitoses, meningite, pneumonia, diarreia.

*Com informações de reportagens publicadas em 18/05/2023 e 17/11/2023

3 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


João Dionisio da Silva Gaules

Não é à toa que os antigos diziam que este animalzinho sobreviveria a radioatividade química decorrente de uma guerra atômica... 

Denunciar

Franklin Antonio Campos

Receita barata.

Denunciar

Gabriela Campedelli

baratinha quando nasce, se esparrama pelo chão, o Kafka quando acorda fica com _________

Denunciar