Como evitar que bactérias da privada contaminem objetos e o banheiro
Ler resumo da notícia
Um estudo, publicado em 2021 no periódico Physics of Fluids, só confirmou o que já desconfiávamos: banheiros têm partículas contaminantes por toda parte, inclusive no ar. Os pesquisadores avaliaram o volume dessas partículas após a descarga de vasos sanitários e mictórios. Três horas e mais de cem descargas depois, houve um aumento substancial nos níveis de aerossóis do ambiente.
Como evitar a contaminação
Aerossóis são partículas microscópicas que ficam suspensas no ar por muito tempo —uma espécie de "nuvem" que pode carregar fezes, urina, vômito e até microrganismos causadores de doenças nos seres humanos.
Para ajudar a reduzir o impacto dessa "nuvem" em toalhas, pia do banheiro e outros locais, uma medida simples que muita gente deveria adotar é fechar a tampa da privada ao dar a descarga. Do contrário, dependendo do fluxo de água liberado, o que está dentro do vaso acaba se espalhando pelo ar, aumentando os riscos de contaminação de quem está no ambiente.

Os pesquisadores notaram que, quando os vasos sanitários têm tampas e elas são fechadas antes da descarga, o volume de partículas jogadas no ar é menor, mas ainda assim parece que as gotículas escapam pelos espaços entre a louça e o assento, por isso também é indicado cuidar da ventilação do banheiro.
Além disso, guardar escova de dentes, tirar roupas penduradas atrás da porta do banheiro e colocar a toalha para secar fora dele também são estratégias importantes.
Mesmo princípio da higiene das mãos
Todas as superfícies do banheiro devem ser limpas com água e sabão, especialmente a tampa e a louça da privada. E a pessoa que fez a limpeza precisa lavar as mãos sempre que executar a atividade.
Em se tratando de alguém doente em casa, infectado por algum vírus, os especialistas recomendam que, sempre que possível, essa pessoa tenha seu próprio espaço, de preferência e se possível, um banheiro para uso exclusivo.
O que utilizar no banheiro
Água sanitária;
Desinfetantes em geral;
Limpadores multiuso com cloro;
Limpadores multiuso com álcool;
Álcool de limpeza (líquido, com concentração 60%);
3 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Walmor Barbosa Martins Jr
Água sanitária. Pura. Esfregão e muita água. Pronto.
Edmilson Marcos de Lima
Imagina um banheiro da 25 março , kkkkk