Desde 2015, a Aliança sem Estereótipos da ONU Mulheres realiza a pesquisa TODXS, que mapeia a representatividade na mídia brasileira. Em sua versão mais recente, o estudo publicado em 2021 incorporou na análise —que inclui veículos tradicionais e redes sociais— novos públicos. Entre eles, as maduras e os maduros.
Muito embora já seja quase notícia velha, por assim dizer, que em breve o Brasil será o 6ª país mais velho do mundo, apenas 7% dos anunciantes avaliados na TODXS tiveram representações desta turma. Para a consultoria Hype60+, focada em consumidores maduros, vivemos uma revolução que obriga a revisitar conceitos e quebrar padrões e entender que é "no oceano azul da longevidade" que residem as grandes oportunidades de futuro.
Antenada na tendência, a roteirista Lícia Manzo abriu caminho na dramaturgia para uma representação mais contemporânea da geração da qual ela mesma faz parte aos 56 anos. Com a personagem Rebeca, a ex-modelo interpretada por Andréa Beltrão na novela "Um Lugar ao Sol", da Globo, Lícia levou para a tela os tantos conflitos que mulheres como ela enfrentam quando chegam ali pelo meio da vida, só que muito vivas.
"A geração anterior à nossa foi muito cruel com as mulheres, por falta de oportunidades e pela ideia severa de que mulher deveria viver para a casa", disse a autora, que reconhece na própria vivência muitos dos dilemas e comportamentos que fizeram da personagem o ponto mais alto da história.
Para Denise Fraga, também no elenco de "Um Lugar ao Sol", talvez tenha finalmente chegado a era em que "a maturidade é encarada como prêmio pela pele mais seca e as rugas".