Qual é a melhor geleia?

Avaliamos marcas de geleias, cremes de avelãs e pastas de amendoim, para ajudar você a fazer uma boa escolha

Diana Cortez Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

Você é do tipo "formiga", que adora uma geleia ou pasta doce para passar no pão, misturar no iogurte natural, preparar uma receita ou comer de colher? Então, vamos ajudar você a escolher as opções mais saudáveis desses produtos.

Convidamos três nutricionistas para avaliar várias marcas presentes no mercado. Os itens foram divididos em seis categorias: geleia com açúcar, geleia 100% fruta, geleia orgânica, creme de avelã, creme de avelã diet e pasta de amendoim com outros ingredientes.

Quais foram os critérios de seleção?

Para identificar os principais produtos disponíveis nas prateleiras, a equipe do VivaBem fez uma busca nas lojas físicas e virtuais de redes de supermercados e marketplaces. Também consultamos o site das marcas e, em alguns casos, a própria embalagem do produto para obter as informações nutricionais.

Ao todo, reunimos 95 marcas. Encaminhamos às especialistas do júri apenas a lista de ingredientes e a tabela nutricional de cada produto. Portanto, elas fizeram uma "avaliação cega", baseada em critérios totalmente técnicos (composição e valor nutricional), sem saber quais marcas apontaram como as melhores em cada categoria.

Vale ressaltar que produtos com características iguais ou semelhantes às dos "vencedores" podem ter ficado de fora de nossos pódios, o que não significa que são ruins ?longe disso, eles podem ser tão bons quanto os escolhidos.

O mais importante é que, a partir dos critérios usados em nossa seleção, você compreenda as principais características de um bom produto e consiga fazer sempre a melhor escolha entre as opções que encontrar na hora da compra, observando a tabela nutricional e a lista de ingredientes.

O sabor morango foi escolhido por ser um dos mais consumidos, mas o resultado do nosso ranking se replica para outros sabores. Ou seja, a marca que tem uma boa geleia de morango também tem uma boa geleia de uva, de frutas vermelhas, de damasco etc., já que os critérios de produção costumam ser os mesmos.

Entre as geleias tradicionais mais saudáveis estão aquelas que não contêm conservantes e outros aditivos químicos e contam com uma lista de ingredientes enxuta, com substâncias naturais. Lembrando que nessa categoria os produtos sempre têm açúcar, que deve ser consumido com moderação.

A primeira colocada foi a Geleia de Morango Companhia das Ervas, que traz apenas morango e açúcar na composição e apresenta o menor teor de calorias entre as três.

No segundo lugar ficou a Confiture Extra Fraises Casino, que tem a vantagem de ser preparada com açúcar mascavo —que não passa pelo processo químico de branqueamento e, por isso, preserva alguns nutrientes. Por outro lado, a marca perdeu para a primeira colocada por possuir aditivos, mesmo sendo naturais: a pectina (fibra retirada de frutas para dar mais corpo à geleia) e o ácido cítrico, que atua como conservante.

A marca Queensberry Classic também tem uma boa lista de ingredientes e aditivos naturais. Ela ficou na terceira posição por apresentar uma proporção um pouco maior de açúcar, refletindo em um teor de calorias um pouco mais elevado.

Considerada pelas nutricionistas a opção mais saudável, por não trazer aditivos químicos, açúcares nem adoçantes, a geleia 100% fruta é adoçada com a própria fruta —às vezes, é usada também uma outra fruta que não a do sabor do produto, como a maçã. Mesmo assim, vale checar ainda se a marca inclui conservantes. Quanto menos ingredientes, melhor!

Como os três selecionados do ranking possuem o mesmo número de itens na lista de ingredientes —todos naturais e sem conservantes—, restou diferenciá-los pela tabela nutricional.

A Geleia de Morango com Cranberry 100% Fruta Homemade foi eleita a primeira colocada por ser menos calórica e apresentar menor quantidade de carboidratos entre as três.

Em seguida, ficou a Geleia de Morango 100% Fruta Queensberry Wellness. E, na terceira posição, a Geleia de Morango 100% Fruta St Dalfour, que apresenta um pouco mais de calorias entre as três.

Vantagens das geleias na alimentação

  • Contêm frutas

    As geleias são uma maneira de consumir fruta, principalmente se forem 100% fruta.

  • Praticidade

    Também são práticas de carregar e têm uma conservação maior do que as frutas.

  • Fonte de nutrientes

    Apesar de perderem uma pequena parte de seus nutrientes por conta do aquecimento, continuam sendo uma boa fonte de vitaminas e minerais. Mas é claro que consumir a fruta in natura ainda é a melhor opção.

  • Adoçam receitas

    Podem ser usadas como calda de sobremesas ou como substitutas do açúcar em receitas de bolos, por exemplo.

Preparadas com frutas e outros ingredientes cultivados sem agrotóxicos, as geleias orgânicas são interessantes desde que não sejam carregadas de açúcar.

As três escolhidas pelo nosso júri são 100% fruta, ou seja, não têm açúcar adicionado. Como a lista de ingredientes definiu a qualidade dos produtos, a quantidade de calorias não foi um fator decisivo para determinar a posição no pódio.

A primeira colocada foi a Geleia Orgânica de Frutas Vermelhas Coopernatural, que traz apenas frutas orgânicas (morango, mirtilo, amora, framboesa) e suco natural de maçã orgânico, que tem o papel de adoçar o produto.

Em segundo lugar ficou a Geleia Orgânica de Frutas Vermelhas Fruta Fina Zero Açúcar, por trazer aditivos naturais (a pectina e o ácido cítrico).

A Geleia Orgânica de Frutas Vermelhas Shambala completou o pódio. Apesar de também ser zero açúcar, ela perdeu posições por introduzir um único aditivo químico na composição: o cloreto de cálcio, que tem a função de dar uma cor mais viva ao produto.

Apesar de eles não terem calorias, a presença de adoçantes artificiais (ou edulcorantes) deixou de ser algo positivo na dieta de quem precisa reduzir peso ou mesmo de quem tem diabetes.

"Essas substâncias impactam no pH do intestino, alterando as bactérias que vivem ali, o que influencia na produção de serotonina e aumenta a ansiedade, além de modificar a insulina em médio-longo prazo. Dessa maneira, contribui para a piora do quadro de diabetes e ainda atrapalha a absorção de vitaminas", alerta a nutricionista Aline Quissak.

Acontece que, mesmo as marcas que trazem a fruta como o principal ingrediente e adoçantes naturais na composição também combinam edulcorantes artificiais, algo feito pela indústria para não deixar um sabor residual. As geleias diet ainda acrescentam outros aditivos artificiais, como conservantes, corantes e estabilizantes, derrubando qualquer benefício do alimento.

Aqui, deixamos uma tabela nutricional média dos produtos que encontramos nos mercados, mas as nutricionistas recomendam dar preferência à geleia 100% fruta, que não têm adição de açúcar e é uma opção mais saudável. Inclusive, como você pode ver, o valor calórico das geleias diet muitas vezes é semelhante ou maior do que o de produtos 100% fruta.

Apesar de ter a castanha —uma fonte de gorduras boas (insaturadas) e vitamina E— em sua composição, o creme de avelã carrega muita gordura e açúcar, resultando em uma sobremesa bastante calórica. Além disso, em boa parte desses produtos há diversos aditivos químicos, como conservantes, estabilizantes e aromatizantes, que contribuem para inflamações no organismo. Mesmo assim, "garimpamos" as melhores opções do mercado para você.

Para escolher um bom creme de avelã, o ideal é que a castanha seja, de preferência, o primeiro item da lista de ingredientes, que também deve ser enxuta. Lembre-se: quanto mais longa a lista, mais aditivos há no alimento.

Fique ainda de olho no tipo e na quantidade de gordura adicionada. Alguns produtos possuem o óleo de palma ou o de coco, que são fonte de gordura saturada, nutriente no qual o consumo em excesso é associado a um maior risco de doenças cardiovasculares. Outros apenas descreveram "gordura vegetal" sem identificar de qual se trata. Não caia na cilada de consumir gordura trans, que comprovadamente é prejudicial à saúde.

Ainda que apresente um pouco mais de calorias que as demais marcas, a Pasta de Avelã e Cacau Castanharia levou a primeira posição. Aqui, prevaleceu a qualidade dos ingredientes da composição, que traz apenas produtos naturais (avelã, amêndoa, cacau 100% e açúcar de coco). O produto se destaca por apresentar menos açúcar e mais fibras do que os concorrentes.

A Pasta de Avelã ONVEG acabou se destacando por utilizar ingredientes orgânicos. Ele ainda traz a manteiga de cacau entre seus ingredientes, um tipo de gordura saturada que é convertida no organismo em monoinsaturada.

O Creme de Avelã Lindt ficou com o terceiro lugar por não ter ingredientes com a mesma qualidade e ainda conter mais açúcar —a substância é o primeiro item da lista de ingredientes—, apesar de ter uma quantidade baixa de gordura saturada.

Assim como no caso dos cremes de avelã tradicionais, avaliamos a quantidade de castanha presente na composição dos produtos (quanto mais no início da lista de ingredientes, melhor), o tipo de adoçante usado, sempre dando prioridade para os naturais, e a qualidade de outros componentes da receita. Também subiram na pontuação os produtos sem conservantes, como foi o caso dos três eleitos.

Com esse raciocínio, o júri elegeu como primeira colocada a Pasta de Avelã Tartiner, que traz a castanha pura levemente tostada em baixa temperatura. Mesmo que seja mais calórico que o segundo colocado, o produto não tem nenhum outro ingrediente.

Já o segundo lugar ficou com a Pasta de Avelã com Cacau Eat Clean, com apenas quatro ingredientes na composição, entre eles, a castanha-de-caju e o edulcorante natural maltitol. Essa opção apresenta um sabor mais adocicado, além de um teor de calorias um pouco menor e mais fibras que os demais.

A terceira posição foi ocupada pelo Creme de Avelã e Cacau Puravida, com uma lista de ingredientes um pouco maior, entre eles, o cacau e o adoçante xilitol. O produto apresenta mais gordura em relação ao segundo colocado por conter óleo de coco e também é um pouco mais calórico.

Se os cremes de avelã sem açúcar têm edulcorantes, por que eles foram avaliados por nosso júri e as geleias diet não? Segundo as nutricionistas, esses cremes de oleaginosas trazem ingredientes mais naturais e nutritivos, que compensam o consumo de adoçantes.

Aqui, optamos por não fazer uma seleção de pastas 100% integrais porque elas basicamente são feitas apenas de amendoim! Logo, são uma opção saudável para consumir no lanche, já que fornecem proteína vegetal —que contribui para o reparo e construção dos músculos e outros tecidos do corpo— e gorduras boas.

A pasta de amendoim 100% integral ajuda a dar saciedade e a retardar a absorção do açúcar quando combinada às frutas ou aos carboidratos, como o pão. É rica em vitamina E e antioxidantes, nutrientes importantes para a imunidade; e tem fibras e gorduras do bem que contribuem para reduzir os níveis de triglicérides, ajudando a proteger o sistema cardiovascular. O alimento ainda é fonte de biotina, vitamina do complexo B que ajuda na memória.

Só fique de olho na quantidade, para não ultrapassar as calorias diárias recomendadas. A pasta contém 92 kcal em apenas 15 gramas.

Una amendoim a sementes

Algumas pessoas têm dificuldade em metabolizar gorduras fonte de ômega 6, como a que está presente no amendoim. Na prática, para equilibrar e ajudar no processo, basta associar um alimento fonte de ômega 3, como nozes, chia ou linhaça, quando for consumi-la. Caso contrário, o indivíduo pode ter seus níveis de colesterol alterados ou vir a desenvolver acne.

As versões de pasta de amendoim com ingredientes adicionados são ótimas, desde que esses incrementos sejam naturais e ofereçam algum benefício extra. Só procure fugir das opções que trazem açúcar. Afinal, a pasta de amendoim por si só já é bastante calórica.

Várias opções interessantes não entraram em nosso ranking, mas com as selecionadas dá para ter uma boa ideia do que observar na hora da compra.

Para a primeira posição foi eleito o Creme de Amendoim e Castanha de Baru Bioporã, que combina dois ingredientes naturais fontes de gordura boas (insaturadas).

Já o segundo lugar ficou com a Pasta de Amendoim Brigadeiro Proteico Amendo Power DaColônia. Com proteínas vegetais de ervilha e arroz na composição, além de cacau, o produto oferece o mesmo teor de proteína do primeiro colocado, mas com o diferencial de trazer os antioxidantes do cacau, que contribuem para prevenir o envelhecimento das células. Apesar de ter adoçante, a marca utiliza a taumatina, que é natural.

Em terceiro ficou a Pasta Amendoim Integral com Cacau Guimarães, que também tem uma lista curta de ingredientes, mas apresenta um pouco mais de calorias, gorduras totais e saturadas em relação ao segundo colocado. Por outro lado, não possui açúcar nem adoçante.

Os Melhores Alimentos do Supermercado

Esta é uma série do VivaBem que ajuda você a fazer escolhas mais saudáveis no dia a dia. Veja outros rankings

Arte/UOL

Quais os melhores requeijões, cremes de queijos e patês do supermercado

Ler mais
Arte UOL

Integral, cookie, de polvilho: veja quais são os melhores biscoitos do mercado

Ler mais
Carol Malavolta/UOL

Integral, zero lactose, "de soja": avaliamos os melhores leites do mercado

Ler mais
Topo