Apesar de ter a castanha —uma fonte de gorduras boas (insaturadas) e vitamina E— em sua composição, o creme de avelã carrega muita gordura e açúcar, resultando em uma sobremesa bastante calórica. Além disso, em boa parte desses produtos há diversos aditivos químicos, como conservantes, estabilizantes e aromatizantes, que contribuem para inflamações no organismo. Mesmo assim, "garimpamos" as melhores opções do mercado para você.
Para escolher um bom creme de avelã, o ideal é que a castanha seja, de preferência, o primeiro item da lista de ingredientes, que também deve ser enxuta. Lembre-se: quanto mais longa a lista, mais aditivos há no alimento.
Fique ainda de olho no tipo e na quantidade de gordura adicionada. Alguns produtos possuem o óleo de palma ou o de coco, que são fonte de gordura saturada, nutriente no qual o consumo em excesso é associado a um maior risco de doenças cardiovasculares. Outros apenas descreveram "gordura vegetal" sem identificar de qual se trata. Não caia na cilada de consumir gordura trans, que comprovadamente é prejudicial à saúde.
Ainda que apresente um pouco mais de calorias que as demais marcas, a Pasta de Avelã e Cacau Castanharia levou a primeira posição. Aqui, prevaleceu a qualidade dos ingredientes da composição, que traz apenas produtos naturais (avelã, amêndoa, cacau 100% e açúcar de coco). O produto se destaca por apresentar menos açúcar e mais fibras do que os concorrentes.
A Pasta de Avelã ONVEG acabou se destacando por utilizar ingredientes orgânicos. Ele ainda traz a manteiga de cacau entre seus ingredientes, um tipo de gordura saturada que é convertida no organismo em monoinsaturada.
O Creme de Avelã Lindt ficou com o terceiro lugar por não ter ingredientes com a mesma qualidade e ainda conter mais açúcar —a substância é o primeiro item da lista de ingredientes—, apesar de ter uma quantidade baixa de gordura saturada.