Ondas grandes demais
Desafios sempre foram bem-vindos na vida de Roberta Borsari --apaixonada por esportes de aventura, ela passou os últimos 15 anos praticando atividades como canoagem, surfe, caiaque polo, caiaque slalom, kayaksurf, canoa havaiana... Além da longa lista de modalidades, a atleta acumula uma porção de medalhas e títulos internacionais e nacionais, como o de tricampeã brasileira de rafting. Mas seu maior desafio surgiu inesperadamente, e fora do esporte.
Em setembro de 2016, a designer gráfica, 43 anos, recebeu o diagnóstico positivo para um câncer de mama agressivo e em estágio dois. O baque foi grande para Roberta e para as pessoas próximas: como alguém tão saudável, sem qualquer histórico familiar, poderia ter um tumor?
Além de buscar respostas para essa pergunta, Roberta reuniu forças para encarar o problema e seguir em frente. "Comecei uma longa trajetória para entender a doença, li muito sobre o assunto e busquei tratamentos além da quimioterapia e radioterapia, como terapias dentro da medicina ayurveda e meditação."