Você já deve ter ouvido falar que o corpo é uma máquina complexa e precisa que suas engrenagens funcionem perfeitamente bem para todo o sistema se manter em equilíbrio. É verdade.
Na boca, por exemplo, há milhares de bactérias e micro-organismos que, a partir dessa "porta de entrada", podem percorrer o corpo todo, pela corrente sanguínea. Elas vivem em harmonia conosco, mas problemas bucais podem acabar com esse equilíbrio e fazer com que bactérias orais causem infecções ou até graves doenças em diferentes órgãos, como o coração. Esse é só um exemplo para você entender o quão importante é cuidar da sua boca.
Ela é formada por várias estruturas, língua, dentes, gengivas, palato (céu da boca), lábios e ATM (articulação temporomandibular). Faz parte do sistema digestivo e, como você sabe, atua em funções essenciais, como comer, falar e respirar.
Também está intimamente ligada à autoestima. Quem não gosta de abrir um sorriso sem medo? Só que para isso é preciso ter uma boca saudável, o que ainda não é a realidade de muitos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019, 32% das pessoas com 60 anos ou mais perderam todos os dentes. No mundo, 3,5 bilhões de pessoas, ou quase metade da população mundial, são afetadas por algum tipo de doença bucal, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).
"As pessoas vivem defendendo que temos que ter uma alimentação saudável, principalmente idosos. Mas como alguém pode se alimentar bem se não tem todos os dentes?", questiona Paulo Goes, professor do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva da UFPE.
Essa reportagem é a primeira de muitos conteúdos que serão publicados durante a semana para mostrar o impacto que os cuidados com a boca têm na saúde do corpo todo. A campanha Tenha Uma Boca Saudável faz parte de uma série de VivaBem em que trazemos conteúdos temáticos para ajudar a combater problemas que do dia a dia, contribuindo para que todos tenham mais saúde e bem-estar.