Nas últimas décadas, o carboidrato passou de parte fundamental da alimentação a acusado de financiar a epidemia global de obesidade e sobrepeso. Se antes o excesso de gordura era considerado a maior ameaça à saúde, hoje dietas que reduzem nossa principal fonte de energia, como a dieta paleolítica e a low carb, fazem mais sucesso.
Mas afinal, quem é culpado nessa história? O assunto rende pano pra manga. Uma grande revisão recente comandada pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, analisou mais de 100 estudos sobre o tema e concluiu que não existe uma única medida para todos os humanos. E que o problema está mais na qualidade do que na quantidade do que comemos.
No caso dos carboidratos, a preocupação é com o grupo dos refinados. "Nosso consumo exagerado deles é em grande parte responsável pela obesidade que está se espalhando pelo mundo", comenta Jeremy Furtado, cientista sênior do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard.
Conversamos com uma série de especialistas para entender a contribuição real dos carboidratos para o ganho de peso, sua importância para a saúde humana e a diferença entre os tipos que comemos desse nutriente tão abundante quanto polêmico.