Principais ferramentas para combater doenças infecciosas, as vacinas são uma das intervenções médicas com o maior impacto na saúde pública. Aqui no Brasil, em 2023, elas completarão 50 anos como protagonistas de um dos programas mais bem-sucedidos do mundo, o PNI (Programa Nacional de Imunizações).
Dirigida à população em geral, essa iniciativa oferece, gratuitamente, 20 vacinas capazes de prevenir doenças graves, inclusive alguns tipos de câncer. Apesar disso, tem-se observado uma queda na cobertura vacinal. Entre os fatores que explicam esse fenômeno estão preocupações com a segurança dos imunizantes e a falsa percepção de que já não existe o risco de contrair certas doenças que eles previnem.
Para acabar de vez com a hesitação em se vacinar, esclarecer dúvidas e ajudar você a tomar a melhor decisão para proteger toda a sua família —e outras pessoas ao seu redor—,VivaBem preparou uma cartilha com 50 páginas. Nosso guia básico ajuda a conhecer melhor o que é um imunizante, como ele é produzido, as vacinas indicadas para todas as idades e fases da vida, seus benefícios e riscos (que são mínimos perto das complicações que as doenças podem gerar, é bom deixar claro).