Equilíbrio. É isso que o publicitário César Bechara, 40, busca desde que descobriu ter hipertensão arterial, doença crônica e sem cura, chamada popularmente de "pressão alta".
O publicitário, que mora em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, já tentava levar uma vida mais saudável desde 2016, quando chegou a pesar 126 kg (ele tem 1,76 m). Passou a correr com frequência, fez acompanhamento com nutricionista e perdeu mais de 30 kg.
Mas a rotina cansativa de trabalho, a pandemia do coronavírus e lesões no joelho e no tornozelo atrapalharam a manutenção dos bons hábitos. Ele relaxou com a dieta, parou de fazer exercícios e voltou a engordar.
O diagnóstico de hipertensão veio em março de 2021 e foi o "empurrão" que precisava para retomar os cuidados com a saúde. César topou um desafio proposto pelo VivaBem e pelo cardiologista Edmo Atique Gabriel, nosso colunista: reajustar a rotina para controlar a pressão sem remédios.
A seguir, mostramos o que o publicitário fez para conseguir isso e como o tal do "equilíbrio" caiu bem na rotina de César.
Essa reportagem abre a campanha Fique Longe da Hipertensão, que faz parte de uma série de VivaBem em que traremos, ao longo de uma semana, conteúdos temáticos para contribuir para uma vida mais saudável.