Desde que surgiu, no fim de dezembro de 2019 em Wuhan, na China, a covid-19 fez muitas vítimas (aproximadamente 290 mil no mundo todo). Mas um número muito maior de pessoas se recuperou do quadro. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, dos 4,2 milhões de contaminados pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) no mundo todo, cerca de 1,5 milhão de pessoas já se "curaram" —eram 1.482.583 recuperados quando fechamos o mapa abaixo e, às 10h20 de 13 de maio, já tínhamos 1.504.429. No Brasil, mais de 67 mil pacientes superaram a doença.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 80% dos casos da doença são leves e, entre os 20% graves, nota-se um acometimento de vários órgãos do corpo com sequelas que devem durar por meses após a alta hospitalar.
Na verdade, ainda não sabemos tanto sobre a vida pós-covid-19, pois, como muitos especialistas têm dito: "estamos construindo e pilotando um avião ao mesmo tempo". A reportagem de VivaBem foi entender o que já se sabe sobre a recuperação pós-covid-19 e mostra para você o número de curados em alguns países, os principais tratamentos usados e como são os cuidados com os órgãos mais afetados pelo vírus.