Lúpus, diabetes tipo 1, artrite reumatoide, esclerose múltipla... Você com certeza já ouviu algum desses nomes. Nos últimos anos, diversas celebridades têm falado sobre seus problemas de saúde, jogando mais luz ao tema.
Basta pensar em Selena Gomez e toda a história da cantora com o lúpus, além de Selma Blair, que lançou um documentário sobre esclerose múltipla. Exemplos não faltam.
O que muitos talvez não saibam é que essas condições têm algo em comum: elas são consideradas doenças autoimunes. De forma resumida, isso significa que elas ocorrem pois o organismo ataca o próprio corpo, gerando danos e causando um problema de saúde.
No diabetes tipo 1, por exemplo, quem sofre a "agressão" é o pâncreas. Já no lúpus ela acontece de forma sistêmica, em diversas regiões do corpo.
Os médicos ainda não sabem exatamente o que faz com que esse corpo vire o próprio inimigo, apenas que há diversos fatores envolvidos nisso. O mais importante é a predisposição genética, além da influência do meio ambiente, hormônios e até hábitos de vida.
A seguir, VivaBem explica o que pode ser feito para restabelecer a harmonia no organismo e lidar com algumas das mais de 80 doenças autoimunes já descobertas.