Qual a melhor granola?

Nutricionistas avaliam 13 marcas de granola disponíveis no mercado; veja as classificações

Fausto Fagioli Fonseca Colaboração para o UOL

As granolas são naturalmente associadas à uma alimentação saudável e equilibrada. Porém, diversos fatores da composição desses produtos podem interferir em sua qualidade nutricional.

Na hora de escolher uma granola, é importante avaliar os seus ingredientes. Produtos com muito açúcar, gordura adicionada e aromatizantes, conservantes e outras substâncias químicas (geralmente ingredientes com nomes esquisitos) não são interessantes para a saúde.

Atente-se ainda ao fato de que o primeiro ingrediente descrito na composição é o que está presente em maior quantidade.

Para te ajudar na escolha da melhor granola, pedimos a ajuda de três nutricionistas, que avaliaram 13 marcas de granola disponíveis no mercado selecionadas pelo UOL.

Confira quais são elas:

Grano Square: granola premium tradicional zero

Ingredientes: Flocos de milho não transgênico, flocos de arroz, semente de girassol, fibra de tapioca, quinoa em flocos, sementes de linhaça dourada, gergelim, castanhas-de-caju, castanhas-do-pará, amêndoas, nozes chilenas, coco em lascas, passas de uva branca, canela em pó, edulcorantes naturais eritritol, stevia e maltitol.

É rica em fibras e seus primeiros ingredientes são cereais e sementes, como a de girassol. Além disso, é adoçada com adoçantes naturais, além de ter gorduras boas. Alyne apenas faz o alerta a pessoas com sensibilidade intestinal por conta dos edulcorantes.

Puravida: coconut granola

Ingredientes: Lascas de coco, amêndoas, fibra de mandioca, semente de abóbora, quinoa crocante, óleo de coco extravirgem, quinoa crocante, gergelim, eritritol, sal rosa e aroma natural de baunilha. Alérgicos: contém amêndoa. pode conter amendoim, avelã, castanha-de-caju, castanha-do-pará, nozes, macadâmia, pecã e pistache. Não contém glúten.

Diferente da proposta das granolas tradicionais, a proporção de carboidratos é mais baixa, já que sua base são lascas de coco e amêndoas. Ainda não tem adição de açúcares, sendo adoçada com adoçantes naturais, e tem gorduras boas na composição.

Tia Sônia: granola tradicional

Ingredientes: Flocos de aveia, rapadura, coco, tapioca, uva-passa, castanha de caju, gérmen de trigo, melaço de cana, manteiga, gergelim e sal do Himalaia.

"Tem apenas ingredientes naturais, sendo ótima opção", destaca Letícia. Alyne destaca ainda a boa proporção carboidrato/proteína e o fato de não ter conservantes, corantes e acidulantes. "Apenas ressaltando que é um produto com teor aumentado de gorduras, mesmo sendo boas fontes, ainda deve-se tomar atenção à quantidade consumida", inclui.

Jasmine: granola integral tradicional

Ingredientes: flocos de aveia integral, flocos de milho integral, uva-passa, flocos de cereais, óleos vegetais (milho /ou girassol e/ou algodão e/ou palma), melado de cana, açúcar mascavo, fibra de trigo, extrato de malte, glicose, coco, mix de vitaminas e minerais (cálcio, vitaminas C, B3, E, zinco, vitaminas B2, B6, B1, B5, A e D), gergelim, aromas e antioxidante natural tocoferol. Pode conter centeio, amêndoa, amendoim, castanha-de-caju, castanha-do-pará, avelã, macadâmia, noz, pecã, pistache, pinoli, castanhas e soja. Contém glúten.

Possui muitos açúcares, como melado de cana, açúcar mascavo, extrato de malte e glicose, além de ter óleo vegetal. Porém, tem boa proporção de fibras e gorduras insaturadas, que favorece a absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D e E) presentes na composição.

Leve Crock: granola sem glúten amaranto e coco

Ingredientes: crispies de arroz, açúcar mascavo, amaranto flocos, flocos milho não-transgênico, linhaça marrom, uva-passa preta, coco ralado, gergelim integral, semente de chia, tâmaras, psyllium, biomassa de banana verde, castanha-do-pará, canela em pó. Não contém glúten.

"O segundo ingrediente da granola é açúcar mascavo, porém, ela possui alguns ingredientes legais para nossa microbiota intestinal, como o psyllium e a biomassa de banana", fala Bel Fagundes. Tem boa proporção carboidrato/proteína e não tem conservantes, corantes e acidulantes, porém usa muito açúcar.

Mãe Terra: granola tradicional

Ingredientes: Cereais integrais e sementes (aveia prensada integral, flocos integrais de trigo, arroz e milho, semente de linhaça dourada, semente de chia, gergelim), açúcar mascavo, calda de açúcar demerara, gordura vegetal de palma, uva-passa, purê de maçã, melado de cana, extrato de malte, coco ralado, fibra de aveia, aromas naturais e antioxidante tocoferol (natural, também chamado de vitamina E). Contém glúten.

Não possui aditivos artificiais, porém, tem uma grande quantidade de açúcar com vários nomes diferentes: açúcar mascavo, calda de açúcar, purê de maçã, melado etc. "Tem boa proporção proteica e é composta por ingredientes naturais, mas tem açúcares e gorduras", diz a nutricionista Alyne Santim.

Vitalin: granola tradicional

Ingredientes: Aveia em flocos sem glúten, melado de cana, açúcar mascavo, uva-passa, farinha de arroz, castanha-de-caju, coco ralado, gergelim, semente de linhaça e sal marinho.

Tem poucos ingredientes, mas o segundo e o terceiro são açúcares, por isso merece atenção. Não tem conservantes, corantes e aromatizantes. "Tem fibras, ferro e magnésio, porém, deve-se tomar atenção pelo teor de carboidratos, em especial açúcares."

Vitao: granola tradicional

Ingredientes: Aveia em flocos, açúcar mascavo e mascavo invertido, extrato de malte, vitao flakes, uvas-passas, flocos de milho não transgênico, gérmen de trigo, castanha-do-pará, castanha-de-caju, óleos vegetais (milho, soja e algodão), coco granulado, semente de linhaça marrom, sal, antioxidantes, lecitina de girassol, INS 330, INS 320 e INS 321, corantes urucum e cúrcuma e aromatizante.

O segundo ingrediente disposto no rótulo da granola é o açúcar. "Isso significa que nesse produto temos bastante açúcar, o que pode não ser interessante. Ainda tem aditivos não naturais, usa óleos vegetais, e não tem uma quantidade boa de fibras", diz a nutricionista Bel Fagundes. Tem uma proporção razoável de proteína.

Biosoft: granola tradicional

Ingredientes: aveia em flocos, xarope de cereais, açúcar mascavo, flocos de cereais 3 grãos, melado de cana, uva-passa, farinha de trigo integral, flocos de milho sem açúcar, açúcar, amido de milho, semente de linhaça, fibra de trigo, gérmen de trigo, coco ralado desidratado, maltodextrina, flocos de trigo, óleo vegetal, aveia em grãos, flocos de cevada e aroma idêntico ao natural de baunilha.

"Boa parte da composição se dá à junção de açúcares, e os carboidratos compostos são basicamente trigo e aveia", destaca Alyne. Os açúcares incluem xarope de cereais, açúcar mascavo, melado de cana, amido de milho e maltodextrina. Além disso, tem óleo vegetal.

Grings: granola tradicional

Ingredientes: aveia em flocos, açúcar demerara, flocos de arroz, extrato de malte, castanha-do-pará, uva-passa, flocos de milho, farinha de soja, linhaça marrom, germe de trigo, fibra de trigo, açúcar mascavo, óleo de girassol, mel e antioxidante tocoferol (natural).

Tem alto teor de carboidratos, em especial açúcares, devendo ser consumida com atenção. As nutricionistas ainda alertam para a presença de óleo de girassol como um fator negativo — como já falamos, a adição de gorduras é um ponto de atenção nesse tipo de alimento, já que aumentam o valor calórico do alimento e não agregam tanto nutricionalmente.

Kellogg's: granola tradicional

Ingredientes: Aveia integral em flocos, açúcar demerara orgânico, flocos de milho [milho, açúcar, malte, sal, ferro reduzido (ferro) e óxido de zinco (zinco)], óleo vegetal de soja, farelo de trigo, uva-passa, extrusado de milho e arroz (farinha de milho enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de arroz, açúcar, extrato de malte, sal e corante caramelo I), extrato de malte, mel, gergelim, aromatizante e antioxidante tocoferol.

O segundo ingrediente é açúcar, além de conter aditivos que não são interessantes para a saúde. "Possui farinha de trigo e os flocos de milho possuem uma pré-preparação em que também é adicionado açúcar", acrescenta a nutricionista Letícia Mendes. Segundo a nutricionista Alyne, ainda apresenta aromatizantes não descritos na composição. "Eles podem causar quadros alérgicos ou reação em algumas pessoas".

Kobber: granola tradicional

Ingredientes: Aveia em flocos, mel, fibra de trigo, açúcar demerara orgânico, uva-passa, flocos multicereais (trigo, arroz, aveia, milho e cevada), castanhas (de-caju e do-pará), açúcar, flocos de milho, açúcar invertido, maçã desidratada, gergelim, malte de cereais, sal, tocoferol (vitamina E), acidulante ácido cítrico e aromatizantes. Contém glúten. Pode conter leite e soja.

Segundo a nutricionista Bel Fagundes, existem muitos açúcares nos seus mais variados nomes: mel, açúcar demerara orgânico, açúcar, flocos de milho e açúcar invertido. "Apresenta acidulantes e aromatizantes não descritos na composição", inclui Alyne. Também tem alto teor de sódio se comparada às outras marcas.

Native: granola orgânica tradicional

Ingredientes: Aveia laminada orgânica, açúcar cristal orgânico, farinha de trigo orgânica enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar invertido orgânico, gordura de palma orgânica, castanha-de-caju orgânica, uva-passa orgânica, flocos de trigo*, crispies de arroz orgânico, flocos de milho orgânico, flocos de centeio*, sal*, emulsificante lecitina de soja*, aroma natural de baunilha* e acidulante ácido cítrico*. (*) Ingredientes não orgânicos.

Apesar de os ingredientes serem orgânicos, tem bastante açúcar (açúcar cristal e açúcar invertido), óleo vegetal e aditivos. Isso faz com que tenha alto teor de carboidratos, em especial açúcares, como citado pelas especialistas. Também tem um teor elevado de sódio.

Fontes

Alyne Santim, nutricionista clínica e esportiva. Graduada em nutrição pela Universidade Cruzeiro do Sul, capacitada em nutrição no ambulatório de gastrenterologia e endocrinologia do Hospital das Clínicas pela Faculdade de Medicina USP; Bel Fagundes, nutricionista clínica funcional e integrativa. Graduada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (UNIFMU). Pós-graduada em nutrição clínica aplicada a patologias e envelhecimento com base na Prática Ortomolecular (FAPES), em adequação nutricional e manutenção da homeostase - prevenção e tratamento de doenças relacionadas à idade e em gastroenterologia funcional; Letícia Mendes, graduada em utrição pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduação em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria e Universidade Cruzeiro do Sul. Pós-graduação em Fitoterapia Funcional pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Topo