Melatonina. Talvez, você a conheça como "hormônio do sono" —e ela realmente tem como função sinalizar ao organismo que a noite chegou e o corpo deve se "preparar" para dormir. Mas as atribuições da substância vão muito além.
Fabricada principalmente no cérebro, pela glândula pineal, a melatonina interfere diretamente no funcionamento do metabolismo, está relacionada com a quantidade de alimentos que você consome, o gasto calórico diário, o estoque de energia (em forma de gordura) e, consequentemente, o controle do peso.
O hormônio ainda protege contra doenças cardiovasculares (como hipertensão e arritmia) e, segundo Gabriel Natan Pires, pesquisador do Instituto do Sono, "tem propriedades anti-inflamatórias fantásticas e é um potente antioxidante, atuando no combate aos radicais livres que agridem o organismo" —ação que ajuda a inibir o envelhecimento precoce e o crescimento de tumores.
A seguir, explicamos melhor o que é a melatonina e por que você precisa dela tanto para uma boa noite de sono quanto para uma vida mais saudável.