As granolas são uma maneira deliciosa de consumir mais fibras. No entanto, muitas delas têm bastante açúcar, além dos carboidratos naturalmente presentes em grãos usados na receita (como a aveia).
Ao avaliar os produtos, o jurí descartou marcas que tinham qualquer açúcar adicionado entre os ingredientes, incluindo o mascavo, mel e maltodextrina. Alimentos com aditivos químicos, óleo ou gordura vegetal e adoçantes artificiais na composição também ficaram de fora.
Assim, o primeiro lugar foi da granola sem glúten low carb com nibs de cacau e goji berry, da Leve Crock, que traz uma lista de ingredientes exclusivamente saudáveis: amêndoas, pepitas de girassol, castanha-de-caju, biomassa de banana verde, coco, gergelim integral, goji berry, tâmaras secas, linhaça dourada, linhaça marrom, nibs de cacau com especiarias, chia, psyllium e canela.
Em segundo lugar veio a granola keto low carb Hart's Natural, que também tem uma boa lista de ingredientes (castanha-de-caju, coco desidratado, fibra de tapioca, amêndoas, semente de abóbora, linhaça, chia, fibra de chicória, óleo de coco, fava de baunilha e sal marinho) e uma quantidade de fibras até maior em relação à primeira colocada. No entanto, perdeu posição por apresentar mais carboidrato e gordura saturada.
Em terceiro lugar ficou a granola 100% integral sem adição de açúcar Da Magrinha, preparada com aveia, flocos de arroz integral, uva-passa, coco fresco, castanha-do-pará, linhaça, semente de girassol, gergelim, quinoa, chia, corante natural urucum, aroma e extrato de alecrim. O produto apresenta um menor teor calórico. Por outro lado, tem menos fibras e muito mais carboidratos que os dois primeiros colocados.