Apesar de conter cereais, a maioria dessas barras costuma ser pobre em fibras e carregada de açúcares (como o xarope de milho) e aditivos químicos. Por esse motivo, mesmo práticas, não são recomendadas pelas nutricionistas. "Se a ideia é consumi-las para aumentar o teor de fibras, melhor optar por uma fruta no lugar. Outra opção seria preparar uma receita caseira, mas, ainda assim, é importante ficar de olho na quantidade de açúcar e óleo", sugere a nutricionista Patricia Cruz.
Na hora de olhar o rótulo, os cereais devem ser os primeiros da composição, juntamente com outros alimentos naturais como castanhas, frutas desidratadas e sementes, por exemplo.
Também vale avaliar a tabela nutricional. Compare a quantidade de fibras ?a maioria delas apresenta baixo teor (menos de um grama)? e de gorduras ?opte por aquelas mais magrinhas. E não deixe de verificar se há muitos aditivos (aromatizantes e outras palavras que geralmente não reconhecemos como alimentos) e escolha aquelas com menos itens.
Com esse raciocínio, nosso júri definiu as eleitas usando a mesma medida de 15 g para fazer uma avaliação justa. A Barra de Cereal 100% Integral Morango e Cacau Da Magrinha ficou na primeira colocação. Ainda que o produto apresente um pouco menos de fibras e mais gordura em relação à segunda colocada, boa parte se trata de uma gordura de boa qualidade. Isso porque a barra traz ingredientes mais saudáveis na composição, como aveia, açúcar mascavo, farinha de trigo integral, coco, cacau em pó, gergelim, linhaça, quinoa e chia. Também tem poucos aditivos químicos.
Já a segunda colocada, a Barra de Cereal Muito + Banana Nutry, apresenta maior teor de fibras e menos gordura, mas usa ingredientes mais "pobres" nutricionalmente, o que fez com que caísse uma posição.
E a terceira eleita foi a Barra de cereais biO2 Vegan Crunchy Bar, segunda em teor de fibras entre as três, mas com a maior quantidade de gordura saturada (aquela que não é benéfica para a saúde cardiovascular), motivo que a fez ficar em terceiro lugar.