O melhor 'whey' do mercado

Analisamos 93 marcas e mostramos os 21 suplementos de proteína mais bem avaliados em 7 categorias

Diana Cortez Colaboração para VivaBem

Um dos suplementos favoritos de quem pratica atividade física, o whey protein é consumido em 59% das casas brasileiras, segundo dados da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres).

Feito a partir do soro do leite, o produto é uma maneira prática de garantir boas doses de proteína, nutriente essencial para a construção e recuperação da massa muscular, mas que pode auxiliar também no processo de emagrecimento, por ter baixo teor calórico e garantir saciedade.

Mas, diante de tantos potes diferentes nas prateleiras, como fazer uma boa escolha? Para ajudar você, VivaBem pediu para um time de nutricionais avaliar 93 suplementos proteicos (fomos além do whey). A seguir, mostramos os melhores, divididos em 7 categorias:

  • Whey protein concentrado
  • Whey protein 3W
  • Whey protein isolado e hidrolisado
  • Whey protein isolado
  • Whey protein hidrolisado
  • Beef protein
  • Suplementos proteicos veganos

Quais foram os critérios de avaliação?

A equipe do VivaBem visitou o site das marcas e de grandes lojas para identificar os principais suplementos de proteína disponíveis. Dividimos os produtos em categorias e, sem identificar as marcas, mandamos para as nutricionistas informações técnicas dos produtos de sabores idênticos ou similares, como lista de ingredientes e tabela nutricional.

Com essas informações, os especialistas do nosso júri —que não têm relação com marcas de suplemento— elegeram os três melhores em cada categoria.

Como as características nutricionais de alguns suplementos são muito parecidas, produtos semelhantes aos "vencedores" podem ter ficado de fora de nossos pódios, o que não significa que são ruins. Longe disso, são tão bons quanto os escolhidos. O mais importante é que, a partir das informações apresentadas a seguir, você compreenda o que um bom suplemento proteico deve ter e consiga fazer a melhor escolha entre as opções que encontrar.

Costuma ser a versão mais barata do suplemento, mas também a que merece maior atenção na hora da compra. Isso porque a proporção de proteínas do soro do leite no whey protein concentrado pode variar de cerca de 25% a 80% —e o restante pode ser de gorduras, carboidratos (entre eles açúcares), outros tipos de proteína (soja, colágeno) etc.

O primeiro critério usado pelo nosso júri para selecionar os melhores suplementos foi a quantidade de proteínas por dose. Depois, para definir o pódio, os especialistas olharam o método de produção e a qualidade dos ingredientes, preferindo os com poucos aditivos (corantes, espessantes, aromatizantes etc.). "No caso dos edulcorantes (adoçantes), vale sempre optar por aqueles de origem vegetal, que são naturais, como estévia, taumatina e eritritol", indica a nutricionista Georgia Castro.

O Whey Zero Lactose Nutrata foi escolhido como o melhor devido ao processo de filtragem usado: o CFM (Cross Flow Microfiltration). Nele, o soro do leite é filtrado em baixa temperatura, o que garante alta pureza da proteína e baixos teores de lactose e gordura, ao mesmo tempo em que preserva substâncias bioativas do alimento, mantendo seu alto valor biológico. Isso facilita a digestão do suplemento. Ele ainda tem estévia.

O 100% Whey Prime também é adoçado com estévia. Apesar de ter uma quantidade de proteína um pouco menor do que o terceiro colocado, o suplemento da Body Action ficou em segundo lugar por conter creatina —aminoácido que também auxilia no ganho de força e massa muscular.

O Dark Whey completou o pódio por oferecer 22,5 g de proteínas. O produto ainda se destacou por ter a lista bastante enxuta, com apenas três ingredientes: proteína do soro do leite, aromatizante e sucralose. No entanto, ele usa adoçante artificial (porém, seguro) e tem lactose, o que pode dificultar a digestão de pessoas sensíveis ao açúcar natural do leite.

O suplemento combina três tipos de whey protein: concentrado, isolado e hidrolisado —daí o nome 3W. "Quando preparada com água, essa mistura proporciona a absorção das proteínas em diferentes tempos, já que a hidrolisada é rapidamente aproveitada, enquanto a concentrada e a isolada ainda serão quebradas pelo processo digestivo", coloca a nutricionista Ana Paula Arantes Pires. Isso proporciona saciedade e o fornecimento gradual de aminoácidos, usados na recuperação muscular.

Nessa categoria, nosso júri avaliou primeiro a proporção de macronutrientes —quanto mais proteínas e menos gorduras e carboidratos, melhor. Geralmente, os wheys 3W com mais carboidratos apresentam maior quantidade de lactose (presente no whey concentrado), que dificulta a digestão e pode causar desconforto em algumas pessoas, especialmente intolerantes.

O Whey protein 3W da Growth levou o primeiro lugar do pódio por conter o maior teor proteico (26 g), pouco carboidrato e zero gordura, além de apresentar uma lista enxuta de ingredientes e ter cacau em pó (alimento rico em antioxidantes) como primeiro item após os três tipos de proteína do soro do leite.

O 3 Whey Top Taste também tem baixo teor de gordura e carboidratos e ainda é adoçado com estévia. O produto ainda se destacou por ter vitaminas do complexo B e minerais como magnésio e selênio, importantes para o trabalho muscular.

O Whey Protein 3W da Herbalife chamou a atenção do júri por ter whey isolado como principal ingrediente —nos outros produtos 3W, geralmente, o whey concentrado (mais barato) é o ingrediente mais usado. Traz ainda uma composição com poucos aditivos e estévia. Porém, ele tem mais gorduras e menos proteínas que os outros integrantes do pódio.

O insumo usado na produção do whey protein isolado tem mais de 90% de proteínas, teor que costuma cair quando o suplemento recebe sabor, adoçantes e outros ingredientes.

Na avaliação do nosso júri, houve um empate técnico entre três primeiro colocados. Eles apresentam praticamente a mesma quantidade de proteína. Para definir as posições no ranking, além da lista de ingredientes, foi preciso considerar as diferenças quase insignificantes da tabela nutricional.

Assim, a primeira colocação ficou com o Whey 100% Isolado Pronabol, que tem 87,5% de proteína por dose e uma lista com apenas seis ingredientes. No rótulo, mostra que ele tem 28 g de proteína por dose de 32 g, mas consideramos a porção de 30 g, para comparação com os demais, daí os 26,25 g de proteína.

O Whey Protein Isolado Isofort se destaca por ser zero lactose e ter um pouco menos de carboidrato do que os demais, mas traz percentual um pouco menor de proteínas (86,67%) que o primeiro colocado.

O Iso Triple Zero, da Integralmédica, tem uma lista até mais enxuta que os outros dois, mas é adoçado com sucralose, enquanto os demais integrantes do pódio possuem estévia, um adoçante natural. No entanto, repetimos, os três produtos selecionados nesta categoria são parecidos e foram considerados pelo nosso júri uma ótima opção.

5 razões para tomar whey protein

  • Ganho de músculos

    O suplemento fornece todos os aminoácidos essenciais para a recuperação e construção muscular. Até dá para ter hipertrofia sem consumir whey, mas com o produto fica mais fácil atingir a dose diária de proteína que você precisa para ganhar massa magra.

  • Perda de peso

    Além de o suplemento ter baixo valor calórico, a proteína é um nutriente que garante muito mais saciedade do que os carboidratos, por exemplo. Ao consumir o whey no lanche da manhã ou da tarde, você demora para sentir fome e acaba comendo menos nas grandes refeições.

  • Melhora da imunidade

    O consumo de proteínas aumenta a produção de glutationa, antioxidante que fortalece a imunidade e desintoxica o organismo. O whey protein ainda é rico em alfa-lactoalbumina e beta-lactoalbumina, que aumentam a função das células de defesa (macrófagos).

    Leia mais
  • Combate a sarcopenia

    Comum em idosos, o problema é caracterizado pela redução da massa magra e da força muscular. Ocorre principalmente por causa do sedentarismo e do baixo consumo de proteínas. Assim, o suplemento pode entrar como um aliando para aumentar o aporte proteico das refeições de pessoas mais velhas.

  • Reduz a vontade de comer doces

    Cookies, banoffe, torta de limão, brigadeiro... Há inúmeros sabores de whey e o produto pode ajudar a matar aquela vontade de comer um doce no meio da tarde. Para isso, você pode preparar o suplemento com leite, misturá-lo no iogurte natural, batê-lo com banana congelada ou até fazer receitas de doces "fit".

Muitos suplementos vendidos como whey isolado trazem em sua fórmula a proteína do soro do leite isolada e hidrolisada —o que é ótimo, já que o ingrediente hidrolisado é considerado premium por passar por um processo que quebra as moléculas em peptídeos menores e mais fáceis de digerir.

Mas, como na avaliação os wheys 100% isolados (apresentados anteriormente) ficariam em desvantagens, decidimos fazer um ranking separado dos produtos com proteínas isoladas e hidrolisada, mesmo que essa não seja uma categoria oficialmente usada pelos fabricantes.

O Isofort Ultra Imuno, da Vitafor, apresenta maior quantidade de proteínas por porção. Além disso, é uma das opções com menos aditivos químicos, além de ter adoçante estévia. Mas, para o nosso júri, o que rendeu o topo do pódio para o produto foi o fato de ele ter entre os seus primeiro ingredientes a creatina, que potencializa o ganho de força e massa muscular.

O Isolate Prime Whey, da BodyAction, ficou em segundo lugar por ter coenzima Q10, substância que atua como antioxidante na redução do estresse oxidativo das células. O suplemento é feito com aromatizante, corante e adoçante naturais.

O Clean Pro Whey, da Nutrify, completou o pódio por ter uma lista de ingredientes enxuta, com aromatizante e edulcorantes naturais (estévia e taumatina).

O whey hidrolisado é submetido a um processo no qual suas proteínas são quebradas em peptídeos menores, facilitando sua digestão e acelerando sua absorção —o que nem sempre é necessário para um praticante de exercícios "comum". Por se tratar de um suplemento mais caro, costuma ser mais indicado para atletas de elite, pessoas com sensibilidade digestiva ou intolerância à lactose.

Nessa categoria, o ideal é que o whey protein hidrolisado seja o primeiro ingrediente da lista.

O Whey Protein Hydro, da Dux Nutrition, ficou em primeiro lugar por oferecer maior teor de proteínas entre os selecionados, além de uma lista de ingredientes enxuta, com apenas 5 substâncias —sendo duas delas proteínas do soro do leite (hidrolisada e isolada).

Na segunda posição, o Cacao Whey, da Essential Nutrition, tem como vantagem usar adoçantes naturais estévia e taumatina.

O Platinum Hydro Whey Chocolate, da Optimum Nutrition, se destaca por ter somente proteína hidrolisada na fórmula —diferentemente dos outros dois selecionados, que incluem whey protein isolado. Por outro lado, o produto apresenta uma quantidade menor de proteínas por porção, além de mais aditivos artificiais e ingredientes como óleo de girassol, maltodextrina e amido modificado.

Pessoas que sofrem com um grau elevado de intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite têm a opção de consumir suplementos proteicos derivados da carne, conhecidos como "beef protein".

Nesse caso, vale o mesmo raciocínio para avaliar o suplemento: verificar a lista de ingredientes, optando pela mais enxuta (com menos aditivos), além de escolher o produto com maior teor de proteínas, menos carboidratos e gorduras.

Na avaliação dos nutricionistas, o melhor produto da categoria foi o Isolate Protein, da New Millen. Além de ter mais proteínas, ele se destacou por usar corante natural e não ter carboidratos nem gorduras.

O Beef Protein, da Essential Nutrition, ficou em segundo lugar por ter adoçantes naturais (estévia e taumatina) e antioxidantes, que ajudam na recuperação muscular. Ele ainda combina a proteína isolada da carne com a hidrolisada, de mais fácil digestão.

Completou o pódio o Iso Beef, da Fusion Lab. Apesar de trazer mais proteínas que o segundo colocado, seu segundo ingrediente é clara de ovo desidratada —uma proteína mais barata. Seu diferencial é trazer creatina na composição.

Produzidos à base de proteínas vegetais, esses suplementos são desenvolvidos para atender os consumidores veganos, além dos intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite.

Nesta categoria, não conseguimos padronizar o sabor dos produtos enviados para avaliação do júri. As nutricionistas consideraram o tipo de proteína usada, a lista de ingredientes e o valor nutricional para definir os melhores.

O primeiro lugar ficou com o Isofort Plant sabor baunilha, da Vitafor. Ele levou a melhor por ter a proteína de ervilha como primeiro ingrediente. "Junto com a de soja, ela é única proteína vegetal considerada completa, ou seja, apresenta um perfil adequado de aminoácidos para promover a manutenção e o ganho de massa muscular", explica a nutricionista Georgia Castro. O suplemento ainda tem adoçantes naturais (xilitol e estévia)

O Veganpro sabor chocolate, da Nutrify, tem a mesma quantidade de proteínas do primeiro colocado. No entanto, ficou em segundo lugar por ter a proteína de arroz integral como primeiro ingrediente, seguido da de ervilha. A vantagem do produto é que suas proteínas são de ingredientes orgânicos, além de apresentar quantidades ligeiramente menores de carboidratos, gorduras e calorias por dose.

Já a terceira posição ficou com o Pro Veg Protein sabor chocolate, da Probiótica, produzido a partir da mistura de quatro proteínas vegetais (da soja e da ervilha isoladas, da alfarroba e de arroz). O produto "perdeu pontos" por ter a proteína da ervilha como terceiro ingrediente e maior teor de carboidratos os selecionados —mas ainda é um bom suplemento, tanto que ficou entre os melhores avaliados.

Todos os produtos do pódio têm vitamina B12, nutriente que geralmente precisa ser suplementado pelos veganos.

Fique de olho no que botam no seu whey

Os fabricantes adicionam alguns ingredientes em seus suplementos para se diferenciar dos concorrentes. Mas esses itens podem elevar o preço do whey sem trazer benefícios extras. Veja o que vale a pena ou não investir:

  • Frutas liofilizadas

    VALE A PENA: Elas passam por um processo de desidratação por congelamento, que mantém seus nutrientes e suas fibras. Portanto agregam sabor, vitaminas e minerais ao suplemento de forma natural.

  • Creatina

    VALE A PENA: Esse aminoácido tem ação comprovada no aumento da força muscular e da hipertrofia, além de ajudar no bom desempenho durante a musculação.

  • Colostro

    NÃO VALE A PENA: Trata-se do primeiro leite produzido pelas vacas imediatamente após o parto, rico em nutrientes e componentes bioativos interessantes para a imunidade. No entanto, o whey protein já é rico em imunoglobulinas, que é a parte interessante do colostro para o nosso sistema imune.

  • Glutamina

    NÃO VALE A PENA: Trata-se de um aminoácido precursor da glutationa, antioxidante natural que protege as células contra os danos do estresse oxidativo. Mas a substância é produzida pelo nosso organismo e já existe naturalmente, em dose suficiente, no whey protein.

  • Vitaminas

    DEPENDE: É claro que um corpo mais bem nutrido funcionará melhor. Mas nem todas as vitaminas contribuem diretamente para o ganho de massa muscular e talvez você não tenha necessidade de suplementar os nutrientes adicionados ao whey. Se ainda assim for comprar um produto "vitaminado", prefira os que trazem vitaminas B, A e E, que atuam como antioxidantes.

  • Colágeno para ao ganho de músculos

    DEPENDE: O colágeno é uma proteína incompleta. Ou seja, não tem todos os aminoácidos necessários para a construção muscular. Até existe um tipo de colágeno, patenteado com o nome de Body Balance, que em estudos mostrou ter uma estrutura molecular capaz de atuar na síntese proteica, estimulando o ganho de massa muscular. Mas, atenção, a maioria dos colágenos não têm essa função!

  • Colágeno para a pele

    DEPENDE: O raciocínio é o mesmo do item anterior: nem todo colágeno traz benefícios para a pele. Para ter esta ação eles precisam ser transformados em peptídeos específicos que proporcionam uma ação exclusiva para a pele, unhas e cabelos, como é o caso do colágeno patenteado com o nome de Verisol. No entanto, ele acaba encarecendo o whey.

Topo