Receber um diagnóstico de diabetes mellitus pode ser bastante assustador. Não é para menos. Além de exigir mudanças na alimentação e em vários hábitos, se não for controlada, a condição causa problemas graves de saúde e pode levar à morte precoce. E aí vem um dado preocupante: 46% dos brasileiros com diabetes (8,5 milhões de pessoas) não sabem ter a doença —logo, não cuidam do quadro e correm grande risco de sofrer com suas consequências.
O diabetes ocorre quando o corpo não produz insulina ou não consegue usá-la adequadamente. Este hormônio é responsável por controlar a glicose (açúcar) no sangue —que em excesso acarreta hiperglicemia.
"A falta de tratamento e de mudanças adequadas na rotina faz com que o nível de açúcar no sangue (glicemia) mantenha-se elevado. Isso gera as complicações do diabetes. Em logo prazo, a hiperglicemia é tóxica para os órgãos, vasos sanguíneos e nervos, o que causa doenças como neuropatia (nervos), nefropatia (rins) e a retinopatia (olhos)", explica Roberto Raduan, coordenador do Departamento de Complicações Agudas e Hospitalares da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes).
Essas complicações podem evoluir para a amputação dos membros inferiores, cegueira e insuficiência renal. Além disso, quem tem diabetes está mais propenso a desenvolver problemas cardiovasculares, como infarto e AVC.
Nesta reportagem você vai entender como a doença causa sequelas no organismo e ler os depoimentos de pessoas que tiveram complicações sérias.