A 1ª musa fitness do Brasil

Solange Frazão fala sobre treinos, vaidade e envelhecimento: "Amo ser avó"

Bárbara Paludeti Do VivaBem, em São Paulo Keiny Andrade/UOL

Quem vê Solange Frazão com o corpo em dia, um sorriso no rosto e uma força de dar inveja pode ter dificuldade de acreditar que ela tenha 57 anos, três filhos e três netos.

Com uma rotina de treinos rígida, alimentação super-regrada e uma vida profissional que não para, a modelo se considera, sim, a primeira musa fitness do Brasil. Ela começou a ensinar ginástica na TV lá nos anos 1990 por meio de DVDs e diz que sente falta das "caneleiras".

O currículo de Solange é bastante vasto: além de musa fitness, ela é empresária —tem uma linha própria de produtos de beleza—, palestrante, apresentadora, modelo, atriz, foi vice Miss Brasil 1982 e até participou da terceira edição do reality show Casa dos Artistas, no SBT.

Mas durante a conversa com a reportagem do VivaBem, é fácil de perceber que o assunto que mais a fascina é vida saudável.

"Levantei uma bandeira lá atrás, onde existia bastante preconceito em relação à mulher no mundo fitness. Mulheres praticando exercícios, musculação, isso era ruim. Vim com o propósito de abrir caminhos, derrubei tabus", afirma Frazão.

Keiny Andrade/UOL

Uma esportista incansável

Solange explica que sua rotina rigorosa só funciona à base de muita disciplina. Ela treina todos os dias da semana e, aos finais de semana, costuma fazer uma caminhada, corrida ou pedala. Ela não para!

Lá atrás não se falava tanto sobre a importância da atividade física quanto se fala hoje, mas a empresária já incentivava todos ao seu redor a terem hábitos mais saudáveis.

"Acho que é uma missão mesmo, um propósito. Eu vim do esporte e os campos começaram a se abrir. Após a minha separação, me desafiei a entrar no mundo fitness. Sempre gostei de passar as minhas experiências para as pessoas, então tudo o que eu fiz desde sempre, eu mostrei. 'Olha, eu já testei, deu certo'. No início, gostava de ensinar as amigas. 'Olha como é que fica a barriguinha, como é que fica a perna' e por aí foi", conta.

A empresária confessa que sua modalidade favorita de exercício é a musculação e afirma que já fez algumas maluquices nos treinos, como ir à academia mais de uma vez por dia. "Ah, às vezes, quando estava chegando o Carnaval e queria aumentar um pouco a musculatura, aí você tem que fazer o aeróbio separado do anaeróbio, então vinha duas vezes na academia, mas não faço mais, não".

"Velha de guerra" no mundo fitness, Solange acha que as coisas não mudaram tanto desde que começou, no início dos anos 90, mas a tecnologia dos equipamentos para exercício evoluiu muito, já que atualmente você consegue, por exemplo, fazer um exercício totalmente apoiada e com chance mínima de lesão.

Sobre anabolizantes, ela afirma que nunca usou e nem acha justo.

O que é justo é carregar peso, ter disciplina. Não estou aqui competindo com ninguém, quero mostrar o que faz bem, que é a saúde. E aquilo que eu faço com tanto amor pode se transformar em saúde e longevidade

Solange Frazão

Keiny Andrade/UOL Keiny Andrade/UOL
Keiny Andrade/UOL

Os alimentos certos na mesa

Como não cansamos de falar aqui no VivaBem, vale muito mais um prato colorido, balanceado e variado do que uma dieta restritiva e difícil de ser seguida. E Solange Frazão leva essa filosofia à risca.

Ela conta que não faz dieta há muitos anos, mas que tem um plano alimentar individual preparado por um nutricionista. Alguns alimentos, como açúcar, carne vermelha, glúten e lactose, a influenciadora fitness restringiu do cardápio.

A empresária sente o resultado em sua disposição, energia e funcionamento do organismo. "Por incrível que pareça, tenho 57 anos, mas o corpo é muito igual quando eu tinha 30, a quantidade de músculo está bem igual, e eu devo isso, claro, à minha dedicação, mas também aos alimentos, aquele jogo de cintura para colocar os alimentos certos na mesa".

Keiny Andrade/UOL Keiny Andrade/UOL
Keiny Andrade/UOL

Dos DVDs ao Instagram

Cabelo ok. Unha ok. Pele ok. Essa podia ser uma música pensada para Solange Frazão. Puxar ferro, pegar peso, correr, suar, nada disso a impede de estar e sentir-se sempre bonita. Esportista "desde sempre", ela conta que jamais deixou de se cuidar e se classifica como "muito vaidosa".

Ela colocou silicone e acredita que as próteses são uma forma de melhorar a autoestima, mas alerta para a escolha do médico. Já a respeito de outros procedimentos estéticos, como cirurgias e lipoaspiração, a educadora física confessa que é medrosa e prefere "fazer tudo direitinho, ter uma alimentação correta e praticar exercício para não precisar cortar nada".

Lá no tempo do DVD "Aprenda ginástica em casa" à interação constantes nas redes sociais, muita coisa mudou, mas para melhor, acredita a empresária. Incentivada pelas filhas, a musa fitness criou sua conta no Instagram (@solangefrazaooficial) há pouco tempo, mas já tem quase 500 mil seguidores.

Por lá, ela ensina exercícios e mostra um pouco de seu cotidiano e sua família. Solange conta que gosta de inspirar outras mulheres e sente uma "coisa gostosa" com as seguidoras.

Fico feliz porque sei que todos os meus caminhos são verdadeiros. São realmente caminhos que aplico na minha vida, e que hoje sou o resultado do que pratiquei para mim, para a minha beleza, para a minha saúde. Adoro ensinar. Então acho que o momento em que fico mais feliz é esse.

Ela procura mostrar sua rotina sem artifícios ou grandes produções. "Olha, estou indo para a academia, olha o que estou comendo. Então, para mim, isso é realmente ser uma influencer".

Keiny Andrade/UOL

Solange mãe e avó

Solange é mãe de Thabata, Bruna e Lucca. Aos 54 anos, tornou-se avó de Thiago, depois vieram Malu e Tom. E ela adora esse papel. "Avó é aquela que estraga mesmo", diz.

Ter uma vovó fitness é comer chocolate zero antes do almoço, mas também ter uma companheira para jogar bola e acompanhar os netos nos esportes.

Ser avó uma das coisas mais gostosas que têm por que não te dá tanto trabalho. Quando você já não tem mais energia, devolve para a mãe e vai dormir. Passou aquela responsabilidade de educar.

Lucca tem 26 anos e é o personal trainer da mãe. É ele quem aparece nas fotos ao longo desta reportagem. A influencer explica que sempre deu o exemplo e a escolha do filho pela área foi natural. Em viagens em família, ela conta que nunca foi aquela mãe que ficava tomando sol, mas sim aquela que fazia exercícios e praticava esporte o tempo todo.

Keiny Andrade/UOL Keiny Andrade/UOL
Keiny Andrade/UOL

Medo de envelhecer?

120 anos. Essa é a idade até a qual Solange Frazão quer viver. Mas se engana quem pensa que ela não teve (ou tem) medo de envelhecer. Segundo ela, é a bendita vaidade. Porém, quando chegou aos 50 e gostou do que viu no espelho, se achou bonita, ficou tranquila.

"Para mim, envelhecer está relacionado com a saúde. O pior é a qualidade de vida que vai terminando quando as pessoas não se cuidam. Fora as dores que as pessoas começam a sentir", afirma.

Ela lembra, é claro, que existe o envelhecimento natural das articulações e dos órgãos, mas o cuidar-se e a vida saudável estão relacionados ao adiamento da velhice precoce.

É importante ter um sorriso no rosto e ainda ser jovem mentalmente.

Até os 40, tudo é mais simples, mas a chave, segundo Solange, é a adaptação dos treinos, enfatizar mais aqui e ali, dar mais atenção para certos exercícios para o corpo responder melhor.

"Depois dos 50, claro que a gente sente um pouco mais de dificuldade de ganhar músculo. Temos que reagir contra, por isso estou aumentando os pesos e diminuindo a quantidade de repetições."

A empresária explica que, antigamente, fazia muito tiro na esteira ou na pista e algumas outras coisas que, agora que as articulações estão mais delicadas, toma mais cuidado.

Keiny Andrade/UOL Keiny Andrade/UOL

Xô, sedentarismo!

Se você cansou de ser sedentário e se inspirou com a entrevista da Solange Frazão, então anota as dicas da primeira musa fitness do Brasil para levantar do sofá e ganhar mais saúde.

  • NÃO FAÇA DIETA

    "Quando você busca saúde, entende sobre os alimentos cada vez mais e também sobre a necessidade de fazer mudanças. Hoje em dia, entendo muito mais do que há dez anos. Faça algumas restrições de certas coisas e coloque alguns alimentos como prioridade"

  • TENHA UM PROGRAMA DE TREINO

    "Quando você tem um programa de treinamento, é gostoso, você cumpre esse programa de treinamento e vê o resultado"

  • MOTIVAÇÃO MAIOR: SAÚDE

    "A motivação maior deve ser sempre a saúde. Fico tão triste quando as pessoas falam: 'vou morrer mesmo', e aí começa a beber todas. 'Vou comer de tudo porque vou morrer mesmo'. Tudo bem, a gente vai morrer mesmo. Mas de que forma você quer morrer?"

  • GOSTE DO QUE VÊ NO ESPELHO

    "Não tenha problema com o que vê no espelho. Se você gosta do que você está vendo, pensa na saúde. É muito gostoso também. Coloca uma roupa em que você fica bonita e se sente bem dessa forma"

Topo