Para a maioria das pessoas, os estímulos externos recebidos no cérebro são processados paralelamente e em uma rota específica. Ou seja, nenhum cruza com o outro, e eles são interpretados separadamente. Porém, no cérebro de um sinesteta, as trilhas se cruzam, criando uma verdadeira salada sensorial entre visão, audição, paladar, tato e olfato. Isso faz com que uma pessoa possa sentir gosto em sons ou enxergar cores em palavras, entre tantas outras misturas possíveis para cada indivíduo sinesteta.
Então sim, Antônio enxerga uma aura dourada nas mulheres pelas quais se apaixona e Luiza vê marrom nos acordes de uma música clássica. Apesar de não serem os únicos, seus sentidos são muito particulares, e talvez por isso existam tantas formas de sinestesia espalhadas pelo mundo. Sean Day, professor na Universidade de Ohio (Estados Unidos) e presidente da Iasas (Sigla inglesa para Associação Internacional de Sinestetas, Artistas e Cientistas), conta que existem mais de 70 tipos distintos de sinestesia, embora alguns sejam mais comuns do que outros.
Day também explica que a reação é muito natural e que não pode ser escolhida ou mudada.
É algo invariável. Se o som de um piano produz um céu azul nebuloso, sempre será assim. A pessoa não consegue escolher o que é conectado com o que, simplesmente acontece"
Dados coletados por Simner mostram que, entre os que têm sinestesia, quase 50% possui mais de um tipo. Uma pessoa pode possuir diversas relações sinestésicas, enquanto outra apresenta apenas uma. Patricia Lynne Duffy sabe bem disso, ela é autora do livro "Blue Cats e Chartreuse Kittens: How Synesthetes Color Their Worlds" (sem tradução para o português), a primeira obra literária de uma sinesteta sobre sinestesia, e ministra palestras sobre o assunto nas universidades dos Estados Unidos.
Além de sua própria experiência, Patricia possui contato direto com diversos sinestetas, e revela o quanto tudo é muito subjetivo e único, "outro dia, eu estava conversando com um sinesteta para quem cada palavra tem um gosto correspondente".