O que são vírus?
Até parece brincadeira que um ser que não conseguimos ver a olho nu pode causar tamanha disrupção na sociedade moderna. Mas os vírus são assim: bastante simples em estrutura, mas capazes de grandes estragos.
Para começar, ainda não há um consenso sobre se eles são seres vivos ou não. Isso porque nem células os vírus têm —sua estrutura é composta basicamente de uma capa de proteínas e gorduras que contém dentro um material genético (que pode ser um pedaço de RNA e/ou de DNA). Por serem assim, tão simples, eles não têm autonomia: não comem, não respiram nem se reproduzem sozinhos.
Para fazer tudo isso, eles dependem de um hospedeiro com células vivas que possa receber seu material genético e fazer inúmeras cópias dele. Essa é a única razão de ser de um vírus: se multiplicar. Uma vez que ele encontra seu hospedeiro, atua para infectá-lo, se infiltrar nas células e iniciar o processo de replicação.
Nesse processo, qualquer tipo de vida está valendo: pode ser você, seu animal de estimação ou até mesmo bactérias (os vírus que atacam esse tipo de criatura são chamados de bacteriófagos). Uma vez infectadas, as células são "hackeadas" e passam então a produzir cópias apenas do gene viral. É um processo irreversível —e que só acaba com a morte da célula.