A geração com mais de 45 anos redefiniu o conceito de envelhecimento. Diferentemente de seus pais, que viam a maturidade como o encerramento de ciclos, hoje homens e mulheres dessa faixa etária levam uma vida plena e ativa: cuidam do corpo, iniciam novos projetos, estão cheios de energia e sabem que nunca é tarde para mudar o rumo da própria vida.
Essa transformação é um reflexo da realidade brasileira e uma necessidade: dados de 2023 do IBGE mostram que quase 30% da população têm 45 anos ou mais, e esse número deve aumentar significativamente nas próximas décadas, alcançando 35% em 2040.
A segunda edição de VivaBem no Seu Tempo, que aconteceu em São Paulo, em 28 de setembro, mostrou essa revolução 45+ na prática. Além de oferecer atividades para o público cuidar da saúde e do bem-estar —como aulas de ioga, teste de força, avaliação de composição corporal, consultoria nutricional e massagem—, o evento realizado na Casa de Cultura do Parque reuniu convidados especiais para contar histórias inspiradoras.
Em conversas com a atriz Flávia Alessandra, apresentadora do encontro, Cláudia Raia, Jarbas Homem de Mello, Claudia Ohana, Luciana Mello e Carmo Dalla Vecchia falaram abertamente sobre como encaram as oportunidades, desafiam estigmas e enfrentam preconceitos e pressões sociais na maturidade.
Confira a seguir tudo o que rolou no VivaBem no Seu Tempo, que teve patrocínio de AC Camargo Cancer Center, Poise e Oi, além do apoio de Amanary SPA e Utreino.