Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Chile tem surto de VSR, vírus que causa bronquiolite; 4 bebês morreram

Freepik
Imagem: Freepik

Jorge Vega e Rodrigo Garrido*

10/06/2023 10h30

O Chile está enfrentando o seu surto mais severo de vírus sincicial respiratório (VSR) em anos, resultando na morte de quatro bebês e sobrecarregando a capacidade das unidades de terapia intensiva pediátrica.

Yessenia Sánchez, mãe de uma das crianças que morreu, disse que esperou das 8h às 22h por uma ambulância para transferir seu bebê para uma UTI. Durante esse período, seu bebê teve duas paradas cardíacas, disse Sánchez, que é de Quilpué, na região metropolitana de Valparaíso.

Um relatório do Ministério da Saúde do Chile nesta sexta-feira mostrou que a capacidade média de leitos de UTI pediátrica no país atingiu 94%.

"Embora (RSV) seja esperado, estamos enfrentando um dos maiores surtos em anos", disse a ministra da Saúde, Ximena Aguilera, acrescentando que crianças menores de 1 ano correm maior risco.

A gravidade do surto está ligada à baixa circulação do vírus durante a pandemia do covid-19, disse ela.

"Existe uma situação imunológica diferente agora, uma vulnerabilidade maior, e isso nos leva a ter uma circulação anormalmente alta desse vírus", disse Aguilera.

O governo tem sido criticado pelo que alguns dizem ser uma implantação lenta de uma campanha de saúde pública antes do início do inverno no hemisfério sul.

As doenças respiratórias tendem a disparar no Chile durante o inverno. A situação também costuma ser agravada em Santiago devido à intensa poluição do ar na cidade, localizada em uma bacia cercada por morros.

Entenda a doença

A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões.

A doença é causada na maioria das vezes por vírus —sendo o VSR o principal agente causador.

O vírus é potencialmente mais preocupante em bebês e crianças com até 2 anos, já que a infecção atinge o trato respiratório inferior e pode evoluir para um desconforto respiratório pela baixa saturação de oxigênio, necessitando de internação.

Quanto mais nova a criança, maior chance de internação.

Quais são os sintomas?

Geralmente a criança começa com sintomas muito parecidos com resfriado:

Nariz escorrendo

Tosse discreta

Obstrução nasal

Bebês têm dificuldade para mamar

Terceiro e quinto dia de sintomas: infecção pode atingir o pulmão causando a inflamação dos bronquíolos e aumento da produção de secreção. A criança pode ficar com mais catarro e mais tosse, além de cansaço.

Quinto ao sétimo dia: sintomas tendem a ficar um pouco mais leves e a tosse vai desaparecendo devagar.

O que mais nos preocupa nos sintomas é quando ela fica muito ofegante, não consegue mamar e tem dificuldade de respirar. Esse é um dos motivos em que indicamos a internação. Outro motivo para internar é quando a criança precisa de uma oferta extra de oxigênio, quando a saturação fica abaixo de 94%. Gabriela Bonente, intensivista pediátrica no Hospital Albert Einstein, em entrevista em abril deste ano

É diferente da gripe

Os sintomas da bronquiolite são um pouco diferentes dos da gripe causada pelo vírus Influenza A ou B.

A gripe deixa a criança mais prostrada, com febre mais intensa, com sintomas respiratórios altos.

Mas os quadros podem ser muito semelhantes e o que vai diferenciar mesmo é a coleta do exame para a realização de um painel de vírus respiratórios que vai isolar o vírus que está causando a doença.

*Com informações de reportagem publicada em 29/04/2023.