Allegra: para que serve, como tomar, efeitos e bula completa
Usado como antialérgico, o Allegra, fabricado pela indústria farmacêutica Sanofi, possui em sua composição o cloridrato de fexofenadina. Em comprimidos revestidos, o remédio pode ser encontrado em três apresentações que variam pela quantidade da substância ativa: 60 mg, 120 mg, ou 180 mg.
Confira, a seguir, todas as informações encontradas na bula sobre este medicamento.
Allegra: para que serve e bula completa
Para que serve o Allegra?
Para aliviar os sintomas de alguns tipos de alergias, como rinite alérgica, coceira no nariz, no céu da boca (palato), na garganta e nos olhos, coriza, conjuntivite alérgica, febre do feno (causada pelo pólen de algumas plantas) e alergias da pele como os da urticária.
Como tomar o Allegra?
O ideal é engolir o comprimido inteiro via oral, com um copo de água. Não se deve cortá-lo ao meio ou mastigá-lo.
Para quem estiver com sintomas de rinite alérgica, o recomendado é tomar 1 comprimido de 60 mg duas vezes ao dia (de 12 em 12 horas); ou 1 comprimido de 120 mg, uma vez ao dia; ou, então, 1 comprimido de 180 mg, uma vez ao dia.
Já para quem estiver com sintomas de urticária, o indicado é ingerir 1 comprimido de 60 mg duas vezes ao dia (de 12 em 12 horas); ou 1 comprimido de 180 mg, uma vez ao dia.
Para saber qual a dosagem ideal para você, consulte um médico ou um farmacêutico. Nunca tome medicamentos sem prescrição médica.
Quais as diferenças do uso em adultos e crianças ou bebês?
Allegra é indicado para o uso em adolescentes a partir de 12 anos e adultos. Não é recomendado para menores de 12 anos. Para o público infantil, existe o Allegra pediátrico. Consulte um médico antes de oferecer o medicamento para crianças.
Quais os tipos e diferenças do Allegra?
Existem três versões do medicamento: com 60 mg, 120 mg, ou 180 mg de cloridrato de fexofenadina (que é o insumo farmacêutico ativo - IFA ou princípio ativo).
Na composição do comprimido revestido Allegra também estão inseridas matérias-primas inertes, ou seja, que não possuem ação farmacológica nas concentrações utilizadas, denominadas de excipientes: celulose microcristalina, amido de milho pré-gelatinizado, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, hipromelose, povidona, dióxido de titânio, dióxido de silício, macrogol 400, composto de óxido de ferro rosa e composto de óxido de ferro amarelo.
Qual a eficácia e como o Allegra age?
O medicamento atua no organismo para evitar os efeitos da histamina, uma substância produzida pelo próprio corpo e que causa a alergia. O Allegra começa a atuar no organismo, reduzindo os sintomas de alergia em até 1 hora após a administração oral.
Já o efeito máximo do medicamento acontece entre 2 e 3 horas após a ingestão, prolongando-se por 12 horas (na versão de 60 mg), ou por 24 horas (nas versões de 120 mg e 180 mg).
Quais os possíveis efeitos colaterais e reações do Allegra?
De acordo com o estudo realizado pelo fabricante do medicamento, os efeitos mais comuns são: dor de cabeça, sonolência, tontura e enjoo. Outras reações adversas podem surgir, porém, de forma mais rara. São elas: erupções na pele, urticária, prurido (coceira), inchaço, rigidez torácica (aperto no peito), dificuldade na respiração, vermelhidão e anafilaxia sistémica (reação alérgica). Mais raramente, o medicamento também pode causar cansaço, insônia, nervosismo e distúrbios do sono ou pesadelo.
É importante sempre relatar ao seu médico caso algum destes efeitos colaterais apareça. Além disso, a indústria farmacêutica também sugere entrar em contato com a empresa, por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), para avisar sobre a reação.
Allegra dá sono?
Ao longo das pesquisas com o medicamento, não foi observado algum efeito sedativo. Desta forma, o uso do medicamento não alterou a capacidade das pessoas em dirigir um automóvel ou operar máquinas. Assim como o medicamento não alterou o sono dos pacientes.
A justificativa é a de que o Allegra não interfere nos efeitos da histamina diretamente no Sistema Nervoso Central. Esta é uma substância produzida pelo próprio corpo e que causa a alergia, que o medicamento busca inibir —por isso, faz parte da categoria dos medicamentos anti-histamínicos.
Quais as contraindicações do Allegra? Quem não deve tomar?
O uso do medicamento não é apropriado para menores de 12 anos e para pessoas que tenham alergia aos componentes da fórmula.
Por outro lado, vale saber que a fexofenadina não causou nenhum problema de fertilidade em homens ou mulheres, nem algum tipo de prejuízo ao desenvolvimento do feto de gestantes.
Grávida pode tomar Allegra?
Não há nenhum estudo do Allegra em pessoas grávidas e/ou que estejam amamentando. Por outro lado, de acordo com o fabricante, em pesquisas realizadas com a fexofenadina, a substância não causou nenhuma anormalidade no desenvolvimento do feto. Por isso, em caso de gestação, somente o profissional da saúde poderá indicar o uso de Allegra.
Interação medicamentosa: pode tomar Allegra com outros remédios?
De acordo com a indústria farmacêutica responsável pala produção do medicamento, você não deve tomar o Allegra junto com algum antiácido que tenha gel de hidróxido de alumínio e magnésio em sua composição. A indicação é, após tomar o Allegra, aguardar 2 horas para consumir o outro medicamento.
Já a administração de Allegra com omeprazol, eritromicina ou cetaconozol não causou nenhum tipo de problema. Porém, antes de tomar este antialérgico, é de extrema importância avisar o seu médico se você estiver fazendo uso de qualquer outro tipo de medicamento, inclusive plantas medicinais e fitoterápicos. Assim, o especialista poderá indicar o que fazer.
Interação de Allegra com alimentos
O ideal é evitar fazer uso deste medicamento com alimentos ricos em gordura, ou com suco de frutas.
Que cuidados são necessários ao tomar o Allegra?
Primeiro de tudo, é muito importante verificar o número do lote e as datas de fabricação e validade do medicamento, que são encontradas na embalagem, e se o produto está íntegro e sem violações. Aliás, o produto deve ser sempre guardado na sua embalagem original.
Vale reforçar que Allegra não pode ser usado com o prazo de validade vencido. Antes de começar o tratamento, verifique se o comprimido possui as seguinte características: é revestido (o medicamento propriamente dito está dentro de uma "casca" protetora), de formato alongado, os dois lados convexos e na cor salmão.
Caso você tenha percebido que o medicamento não está com uma, ou mais das características mencionadas, consulte um farmacêutico para entender se pode ou não utilizar o Allegra.
Precisa de receita médica para comprar Allegra?
Este medicamento não precisa de receita médica. Porém, é importante lembrar que a automedicação pode ser perigosa, e o uso de qualquer medicamento deve ser feito a partir de uma prescrição médica e orientação de um farmacêutico.
Como armazenar o Allegra?
O medicamento deve ser mantido em um local com temperatura ambiente, ou seja, entre 15°C a 30°C e longe do alcance das crianças.
Segundo Maria Aparecida Nicoletti, farmacêutica responsável pela FARMUSP FCF (Farmácia Universitária da Faculdade de Ciência Farmacêuticas da Universidade de São Paulo), o medicamento não pode ser armazenado em banheiro ou cozinha. Também é importante deixar esse e qualquer outro remédio fora do alcance de crianças e animais de estimação.
O que fazer caso tenha esquecido de tomar o Allegra?
O recomendado é tomar assim que se lembrar. Mas, se você estiver perto do horário da dose seguinte, aí o melhor é aguardar este tempo correto para a administração. A partir daí, continue seguindo o horário normal de ingestão de Allegra.
Não tome o medicamento em dobro como forma de recompensar a dose que havia esquecido. Em caso de dúvidas, procure um farmacêutico.
O que pode acontecer em caso de superdosagem?
De acordo com o fabricante, as informações sobre casos de pessoas que tomaram uma dose muito acima do recomendado são muito restritas. Porém, o que se sabe é que sintomas como tontura, sonolência e boca seca podem surgir. Além disso, a dose máxima de Allegra ainda não foi estabelecida pela empresa.
Mas, caso você tenha ingerido o medicamento numa dosagem acima do normal, procure rapidamente um pronto-socorro e, se possível, leve a embalagem com o medicamento dentro. A farmacêutica indica ligar para o número 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Fonte: Revisão técnica do texto feita por: Maria Aparecida Nicoletti, farmacêutica responsável pela FARMUSP FCF (Farmácia Universitária da Faculdade de Ciência Farmacêuticas da Universidade de São Paulo).