10 alimentos que diminuem a retenção líquida (e o que evitar)

Você já teve a sensação de que pernas, mãos e abdome estavam inchados? A retenção líquida acontece quando há um acúmulo de fluidos no organismo. As causas variam desde questões hormonais até sedentarismo e dieta inadequada. 

O consumo de alimentos com muito sódio, por exemplo, desencadeia mecanismos que aumentam a quantidade de líquidos no corpo. Já alguns itens contém bastante água ou nutrientes como potássio, que diminuem o sintoma. 

unsplash

As escolhas alimentares fazem muita diferença na hora de reduzir a retenção líquida. A seguir, veja quais alimentos são indicados e o que é melhor evitar. 

O consumo de abacate reduz a retenção líquida por conter potássio. O mineral neutraliza a quantidade de sódio no organismo. Além disso, a fruta previne a constipação, por ser fonte de fibras. 

1. Abacate

unsplash

Alguns chás e infusões têm propriedades diuréticas, ou seja, ajudam a eliminar os líquidos por meio da urina. Vale a pena investir no chá verde, preto, branco e em infusões como hibisco, cavalinha e gengibre. 

2. Chás

Bastante popular, a fruta também contém potássio, que mantém o equilíbrio da quantidade de água nas células e compensa os efeitos do excesso de sódio na dieta. Há diversos tipos de bananas, mas todas oferecem o benefício. 

3. Banana

unsplash

Conhecida também como açafrão-da-terra, a especiaria tem ação anti-inflamatória. Por isso, estimula a circulação e previne a retenção líquida. Pode ser usada como tempero ou na preparação de chás.

4. Cúrcuma

unsplash

Apresenta uma boa quantidade de potássio: uma porção de 100 g de tomate tem 191 mg do mineral. Sendo assim, também é benéfico para reduzir os inchaços corporais. A recomendação de consumo é de uma unidade média de tomate ao dia. 

5. Tomate

Por ser um alimento rico em água (cerca de 95% de sua composição), contribui para suprir a quantidade ideal do líquido no corpo. O vegetal é considerado diurético, ou seja, ajuda na eliminação de líquidos em excesso pela urina. 

6. Pepino

unsplash

Quem tem predisposição a reter líquidos deve aumentar o consumo de água. Isso aumentará a quantidade de urina, facilitando a eliminação do excesso de líquidos do corpo e reduzindo o problema. 

7. Água

8. Gengibre

É uma especiaria que tem propriedades diuréticas, o que estimula o sistema circulatório e a eliminação da urina. Pode ser consumido no chá, em sucos ou ralado em receitas e saladas. 

unsplash

Por ser rica em fibras, a aveia colabora com o bom funcionamento do intestino e previne a retenção de líquidos. O ideal é consumir três colheres (de sopa) de aveia por dia. Além do mingau, acrescente em saladas de frutas e receitas como tortas. 

9. Aveia

unsplash

A fruta mantém o corpo hidratado e aumenta a quantidade de urina do organismo. Isso porque é composta por cerca de 90% de água. A melhor forma de consumo é in natura, mas o suco também é recomendado. 

10. Melancia

MELHOR EVITAR

unsplash

Quem consome alimentos com muito sal (como fast-food e ultraprocessados) pode reter mais água no organismo. A recomendação é consumir apenas 5 g de sal por dia. 

Sal em excesso

O álcool é uma substância inflamatória, ou seja, tende a causar inchaços no corpo. Além disso, ele desidrata o organismo, que começa a reter mais água, piorando o sintoma. 

Bebidas alcoólicas

unsplash

As bebidas gaseificadas costumam provocar inchaços abdominais e piorar a retenção líquida. Além disso, normalmente contêm grandes quantidades de açúcar, que aumenta a inflamação do organismo. 

Refrigerante

unsplash

Fontes: Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Regina Stikan, nutricionista do Hospital Santa Catarina; Gardenia Pinheiro Gomes, docente do curso de nutrição do Centro Universitário FMU.

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 11 de novembro de 2021