Equilíbrio

11 hábitos que aumentam a produtividade

Por Samantha Cerquetani

unsplash

Ser mais produtivo no trabalho e realizar todas as atividades planejadas podem ser metas desafiadoras. Com a pandemia e o home office, a produtividade foi afetada: muitos não conseguem trabalhar e produzir o suficiente ou estão acumulando funções e trabalhando demais.

Encontrar o equilíbrio é fundamental para manter a saúde mental e ter um dia produtivo.  A boa notícia é que com pequenas mudanças no dia a dia já é possível manter o foco e mudar este cenário. A seguir, veja 11 dicas para aumentar a produtividade.

Organizar as atividades da semana é uma forma de manter a produtividade e dar conta das tarefas. Não fazer um planejamento contribui com a procrastinação, compromissos adiados, perda de prazos e dias mais caóticos. Vale a pena listar as tarefas do dia e definir prioridades. 

1. Planejamento

É comum que no começo do dia haja mais disposição para trabalhar. Por isso, a recomendação é iniciar o dia com as tarefas mais complexas. Saiba diferenciar o que é importante das atividades urgentes. Se for necessário, liste o que precisa fazer e o tempo estimado para concluí-las.

2. Foque nas tarefas mais importantes

Realizar pequenas pausas durante o expediente ajuda a espairecer, melhorar as ideias, descansar o corpo e a mente. Tudo isso contribui para diminuir o cansaço e manter o ritmo de trabalho ao longo do dia. Trabalhar longas horas ininterruptamente causa um desgaste físico e mental que afeta o desempenho e o foco.

3. Faça pausas

Para quem está em home office e tem uma hora de almoço, vale a pena dormir alguns minutos. Já foi comprovado que essa atitude simples melhora a produtividade, pois descansar dá mais disposição e aumenta o foco, além de facilitar o aprendizado. O cochilo deve ser breve: cerca de 15 minutos. 

4. Tire um cochilo 

O que você coloca no prato influencia a sua produtividade. É importante manter hábitos alimentares mais saudáveis, consumir frutas e vegetais regularmente e escolher alimentos de fácil digestão. Evite açúcar, sal e gorduras em excesso.

5. Fique de olho na alimentação

Praticar exercícios regularmente aumenta a energia e melhora o bem-estar mental e físico. Quem se mantém ativo, amplia a sua capacidade de memória, concentração e criatividade. Isso porque os exercícios liberam hormônios importantes para o funcionamento cerebral.

6. Faça atividades físicas

A sua playlist pode ser aliada da produtividade! Ouvir música melhora o humor, ajuda na concentração e diminui o estresse. Além disso, torna as tarefas repetitivas mais suportáveis. No entanto, é fundamental escolher uma música que não aumente a distração.

7. Ouça música

Durante as pausas no expediente, reserve alguns minutos para os alongamentos. Esses exercícios melhoram o fluxo sanguíneo, a capacidade cognitiva, a postura e reduzem o estresse físico e mental. Também diminuem as dores musculares.

8. Alongue-se

9. Durma bem

A falta de sono é uma das responsáveis pela baixa produtividade no trabalho. Ter uma boa rotina de higiene de sono é o primeiro passo para dormir melhor. Por isso, é importante ter um horário para dormir, ficar longe dos aparelhos eletrônicos à noite e diminuir o ritmo antes de se deitar.

Quantas vezes você checou suas mensagens de celular enquanto trabalhava? Apesar de ser útil em algumas tarefas, é importante estabelecer limites para não perder tempo em redes sociais ou conversas aleatórias. Se for preciso, desative as notificações temporariamente para se concentrar. 

10. Evite distrações 

Exagerar na cafeína não aumenta a concentração ou resolve uma noite mal dormida. Vale destacar que o chá preto, o verde e os refrigerantes também apresentam a substância. O melhor é consumir com moderação, principalmente à noite. 

11. Diminua a cafeína

Fontes: Rafael Paternò, neurologista do Hospital 9 de Julho; Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento e diretor do Casme (Centro de Atenção à Saúde Mental); Marina Vasconcellos, psicóloga do AMITI (Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso) do Hospital das Clínicas de São Paulo. 

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 29 de julho de 2021