como combinar

Alecrim, sálvia...

Conheça 22 temperos e saiba como usar cada um deles

Os temperos são divididos em ervas, especiarias e condimentos e são usados para realçar e intensificar o sabor de diferentes ingredientes. Mas é importante fazer boas escolhas, pois exigem harmonização com os alimentos. Veja a seguir como combinar 22 deles.

Contém sabor e aroma marcantes, sendo que uma pitada já aromatiza o alimento. Essa erva combina com batata inglesa e roxa ou abóbora cabotiá assadas. Também vai bem com frango, peixes e carne de porco. 

Alecrim

Indicado para preparo de conservas, combina com peixes leves e de sabores marcantes, como salmão. Pode ser usado no preparo de manteigas aromatizadas e dá um toque em saladas de batata. 

Endro/dill

Perfeita com carne de carneiro, tabule e quibe. Pode ser usada ainda em saladas e batatas. A erva ainda traz frescor em sucos e em sobremesas geladas, como mousses.

Hortelã

Usado no preparo de molhos e pratos à base de queijos. Seu uso deve ser feito apenas na finalização do prato, pois altas temperaturas fazem com que a erva perca seu aroma rapidamente.

Manjericão

Com sabor similar ao orégano, pode ser usada em saladas, massas, molhos, recheio de pastéis, recheios de frango, embutidos e carnes em geral. 

Manjerona

Tem ramos longos e folhas médias, aceita altas temperaturas e é indicado para pratos assados e com queijos, massas e molhos. Indicado ainda para dar sabor em pratos simples, como omelete.

Orégano

Combina com peixe e feijão. Uma dica é rasgá-lo levemente ao colocar no prato, e não picar com faca. Assim o aroma é liberado com menos intensidade, deixando o sabor mais suave. 

Coentro

Contém longos ramos e folhas pequenas. Aceita altas temperaturas e harmoniza bem com qualquer tipo de carne e pratos confitados, como o tomate. 

Tomilho

Tem folhas longas e perfumadas. Combina com pratos de sabores mais leves, como peixes e frangos. É usada para fazer manteigas aromatizadas, finalizar massas ou preparos com carnes brancas.

Sálvia

Usada na elaboração das mostardas americana (amarela), inglesa e alemã, e para condimentar maionese, ovos, atum e saladas. Pode ser utilizada em marinadas de carne de porco.

Mostarda em grãos

Pode temperar um filé de frango ou rechear esfihas e quibes. Seu sabor é levemente adocicado porque tem um mix de especiarias: pimentas, louro, cominho, canela, cravo, noz moscada e cardamomo. 

Massala

Fresco dá muito sabor e aroma, além de ser termogênico. Usado em geleias, pudins, doces e aromatização de bebidas. Combina ainda com sucos, frango ou peixe. E pode ser refogado com legumes. 

Gengibre

Usada em caldos, ensopados, molhos, vinagres aromáticos, conservas e queijos condimentados. Sua versão defumada dá um toque especial em pratos como batatas assadas ou até mesmo como tempero de pipoca.

Páprica

As sementes são usadas inteiras ou moídas para temperar carnes, assados, pães, molhos, saladas, sopas, feijão, grão-de-bico e lentilha. Destiladas, servem para a produção de licores e são muito usadas na cozinha indiana, em pratos que utilizam manga.

Cominho

Sabor leve e adocicado. Seus grãos inteiros são usados em temperos e marinadas para todos os tipos de carne. Moída, finaliza pratos e saladas, pois não apresenta elevado grau de ardência.

Pimenta rosa

É versátil, podendo ser usada em pratos doces e salgados. Pode condimentar molhos brancos, queijos, bolos, tortas e bebidas quentes. Dá um toque especial em purê de batata. 

Noz-moscada

Pode condimentar presunto e alguns tipos de carne, além de ser usada no preparo de pães e doces. Seu uso mais comum é em pó, mas a canela em pau finaliza drinks e decora doces e cafés. 

Canela

Usado como aromatizante na panificação, em pastelarias e na fabricação de licores. Também pode incrementar marinadas. É muito comum nos países árabes, que usam as sementes no café. 

Cardamomo

Especiaria combina com marinadas de carnes vermelhas ou brancas, e é comum em doces. Tem sabor forte e presente, moído ou inteiro. Pode ser usado ainda em licores ou bebidas quentes. 

Cravo

Condimento para carnes, peixes e purês de legumes. Seu uso é semelhante ao do anis, mas com aroma mais marcante. Muito utilizado também na fabricação de licores.

Anis-estrelado

Tem sabor presente e marcante, muito usado em molhos, sopas, saladas, arroz e cozidos com frango ou legumes. Dá um tom diferenciado à comida devido à cor forte alaranjada. 

Açafrão

Indicado para temperar carnes mais pesadas, molhos, patês, conservas, refogados e pratos com batatas. Também é usado para aromatizar o gim inglês e um tipo de cerveja sueca.

Zimbro

Fontes: Lívia Pauliez, nutricionista pela Universidade de São Paulo Ribeirão Preto (USP-RP) e chef de cozinha pelo Instituto de Gastronomia de Ribeirão Preto; e Ken Francis, instrutor de gastronomia do Senac EAD. 

Reportagem: Simone Cunha

Montagem e edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 9 de abril de 2021