É importante tanto para a saúde física quanto mental das pessoas. Ao realizar um sexo prazeroso, o corpo produz uma explosão de substâncias químicas, como endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina - responsáveis pela incrível sensação de bem-estar, felicidade e relaxamento.
Unsplash
Por que transar?
A movimentação durante o sexo, a criatividade em algumas posições, se assemelha a quando praticamos uma atividade física. Isso, é claro, vai depender muito da intensidade do sexo, mas, de fato, podemos perder algumas calorias enquanto o praticamos.
1. Funciona como atividade física
A liberação da endorfina durante e depois do sexo pruduz uma intensa sensação de bem-estar, relaxamento e felicidade, o que contribui para a diminuição do estresse. É aquela mesma sensação ao finalizar uma atividade física, sabe?
2. Diminui o estresse
Os benefícios do sexo não param! A liberação da dopamina e da endorfina também promove uma regulação hormonal no organismo, o que ajuda na preservação da memória, na produtividade no trabalho e com o foco durante o dia.
3. Preserva a memória e traz mais foco
No sexo, também ocorre a liberação do óxido nítrico, uma substância responsável por deixar o pênis ereto e a vagina lubrificada. Aliada a dopamina, as duas substâncias causam uma dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, fazem com o sangue circule melhor pelo corpo - ponto positivo para pessoas com problemas na circulação.
4. Faz bem para o sistema cardiovascular
Pessoas com estágios avançados de doenças cardiovasculares precisam conversar com o médico antes. Isso porque, em alguns quadros de pressão alta, riscos de AVC ou infarto, a relação sexual pode ser uma contraindicação.
Tome cuidado
Quando ocorre o orgasmo durante a relação, há a liberação, além da endorfina, da ocitocina -conhecida como o “hormônio do amor”. A liberação resulta na sensação de bem-estar e aproximação entre o casal, aumentando, então, a conexão entre os parceiros. Aproveite!
5. Fortalece laços entre o casal
Durante o ato sexual, há também a liberação do neurotransmissor serotonina, que inibe o sistema nervoso central, trazendo uma intensa sensação de relaxamento. O que favorece um sono mais leve e prazeroso. Quer dormir bem? Transe ou masturbe-se.
6. Você dorme melhor
7. Fortalece o assoalho pélvico
Durante o sexo, ocorrem contrações na região do períneo, que se intensificam no orgasmo. Toda essa movimentação contribui para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico. Quanto mais o músculo é fortalecido, mais circulação sanguínea ocorre na região, o que auxilia na lubrificação e traz mais prazer.
O fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico por conta do ato sexual traz outro benefício: a prevenção da incontinência urinária, que é quando vaza um pouco de xixi involuntariamente. Embora homens também se beneficiem disso, o impacto positivo é maior para as mulheres.
8. Previne a incontinência urinária
Quando as pessoas têm um bom desempenho sexual, a autoestima agradece (e muito!). Essa boa performance vale para os homens que conseguem ter uma boa ereção e também para as mulheres que sentem prazer durante o sexo e atingem o orgasmo.
9. Faz bem para a autoestima
Também é importante lembrar do uso da camisinha quando for fazer sexo.
Caso não tenha um (a) parceiro (a), use a criatividade e recorra à masturbação.
E lembre-se!
Fontes: Aline Ambrosio, ginecologista, sexóloga e obstetra do Hospital Albert Eisntein, e coordenadora da pós-graduação em sexualidade na Cetrus; Lilian Fiorelli, especialista em sexualidade feminina e uroginecologia pela USP e ginecologista da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; e Waldemar Carvalho, ginecologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.