Isso é especialmente importante se os gases estiverem causando dor ou desconforto.
Ter gases é normal. A maioria das pessoas solta puns de 5 a 15 vezes por dia, mas se você acha que tem mais gás do que os outros ou mais do que antes, pode querer descobrir o que está causando isso.
Reprodução
Qualquer gás que você expele precisa entrar em seu intestino de alguma forma. Isso pode acontecer quando você engole ar. Alguns gases são produzidos por bactérias e outros micróbios que ajudam a decompor os alimentos que você ingere.
iStock
Se você tem mais gases do que acha que deveria, pode ser que esteja engolindo muito ar. Um pouco desse ar pode sair como arrotos. O resto sairá como puns.
Ar engolido
Unsplash
Muitas coisas podem fazer você engolir ar: mascar chicletes, comer rápido ou beber com canudinho. Se você tem o hábito de mascar canetas ou outras coisas, isso também pode fazer com quem você engula mais ar que vai sair na forma de gases.
Verifique seus hábitos
Unsplash
As bolhas nas bebidas gaseificadas, como cerveja, refrigerante ou água com gás, também são uma fonte de gás. Se você gosta de bebê-las, esse pode ser um dos motivos do excesso de gases. Deixe de tomá-las para testar se essa é a causa.
Bebidas com gás
Unsplash
Se você tende a respirar ou roncar com a boca aberta durante o sono, pode engolir muito ar durante a noite, e isso também pode ser a causa dos muitos gases.
Ao dormir
iStock
Outra razão pela qual você pode ter gases tem a ver com a comida que você ingere.
Alimentos ou suplementos ricos em fibras são bons para você, mas também podem deixá-lo com gases, como feijões; ervilhas; legumes, como brócolis ou folhas verdes; e grãos integrais.
Algumas pesquisas sugerem que deixar os grãos de molho em água por 12 horas pode amenizar a produção de gases no seu intestino.
Considere sua dieta
Unsplash
Se você acha que seu gás está relacionado a alimentos ricos em fibras ou a uma intolerância alimentar, mantenha um registro do que você come para ajudá-lo a descobrir.
Você pode ter gases se estiver comendo alimentos que seu corpo não absorve bem. Às vezes, isso é chamado de intolerância alimentar. Os mais comuns incluem produtos lácteos ou proteínas como o glúten do trigo ou outros grãos.
Intolerância alimentar
iStock
Alguns substitutos do açúcar ou adoçantes artificiais também podem causar gases, tais como sorbitol, manitol e xilitol. Se você faz uso, preste atenção aos gases logo depois de tomá-los.
Adoçantes artificiais
Crédito da imagem, se necessário
Se você está constipado e a comida está passando lentamente pelo seu intestino, isso dá mais tempo para o gás se acumular. Quanto mais a comida fica parada, mais tempo os micróbios terão para trabalhar e produzir gases. Conforme você envelhece, sua digestão pode ficar mais lenta, levando a mais gases. Certos medicamentos também podem causar isso.
O excesso de gases pode ser um sintoma que acompanha muitos distúrbios que afetam o intestino. São eles: diverticulite; colite ulcerativa; doença de Crohn; síndrome do intestino irritável; diabetes; esclerodermia; disfunção tireoidiana e bloqueio intestinal.
Consulte um médico se os gases atrapalham sua vida normal; sente dor, muito desconforto ou inchaço; tem muita diarreia ou constipação; vomita muito ou sente náuseas; perde peso e não sabe por quê; tem sangue no seu cocô ou você acha que precisa de tratamento.
Quando ir ao médico
Crédito da imagem, se necessário
Montagem e edição: Bárbara Paludeti
Fontes: WebMD, Mayo Clinic e Colégio Americano de Gastroenterologia