Alimentação 

Não vive sem leite?

Veja 7 opções de extratos vegetais para substituir a bebida e seus nutrientes

O leite de vaca é muito consumido pelo seu sabor e por ser fonte de nutrientes importantes, como o cálcio. Mas algumas pessoas têm restrições à bebida: apresentam intolerância à lactose ou alergia. Há ainda quem não consuma alimentos de origem animal. 

A boa notícia é que não faltam opções no mercado de extratos vegetais semelhantes ao leite. Vale destacar que essas bebidas possuem mais gorduras e sódio e costumam ser mais calóricas e ter mais aditivos. Por outro lado, são fáceis de digerir e não provocam desconfortos gástricos. 

É muito importante verificar os rótulos para checar quais são os nutrientes da bebida escolhida: se há açúcar ou conservantes em excesso, por exemplo. Há ainda a opção de prepará-la em casa. 

A seguir, você confere 7 tipos de bebidas vegetais para adicionar à sua dieta. 

Bastante popular e fácil de encontrar, a bebida de soja se destaca por ter proteínas, vitamina B, antioxidantes e poucas gorduras. É considerada a substituta não láctea mais próxima ao leite de vaca. O sabor é intenso e encorpado. 

1. Soja

unsplash

Contém antioxidantes, o que elimina substâncias tóxicas do organismo. Por isso, pode contribuir com a saúde cardíaca. Apresenta menos calorias que o leite de vaca, além de ter proteínas, carboidratos, fibras e minerais como magnésio e cálcio. 

2. Amêndoa

unsplash

Com um sabor naturalmente doce e suave, o extrato de aveia é fonte de fibras e carboidratos. Por isso, oferece diversos benefícios para a saúde: diminui o colesterol “ruim”, melhora o funcionamento intestinal e aumenta a saciedade. 

3. Aveia

unsplash

 Bastante usado em receitas, o leite vegetal de coco contém ácido láurico, que aumenta os níveis de colesterol “bom”. É pouco calórico, não contém proteínas e há poucas quantidades de carboidratos. Possui vitaminas C, B e minerais como cálcio, ferro, potássio e fósforo. 

4. Coco

unsplash

5. Arroz

Contém mais açúcar do que o leite de vaca e é rica em carboidratos. Um dos seus benefícios é causar menos alergias e problemas gastrointestinais. Mas é pobre em micronutrientes, sendo uma das opções menos recomendadas.  Algumas marcas adicionam minerais e vitaminas. 

unsplash

A bebida é bastante calórica, mas possui ômega 7, que ajuda a reduzir o acúmulo de gordura. Por ser rica em fibras e proteínas, aumenta a saciedade e melhora o funcionamento do intestino. Contém potássio, fósforo, magnésio e cálcio. 

6. Macadâmia

Composto por gergelim e água, a bebida possui cálcio e zinco, importantes para a saúde óssea e tem ação antioxidante. Além disso, contém fibras, vitamina E, B e lecitina, que desempenha um papel importante no sistema nervoso central. 

7. Gergelim

unsplash

As bebidas vegetais são contraindicadas para pessoas que têm alergia a soja, amendoim, macadâmia, nozes e castanhas. Quem opta por excluir o leite da dieta, precisa se atentar para a quantidade de vitaminas consumidas. Em alguns casos, há a necessidade de suplementação. 

Todo mundo pode beber? 

Fontes: Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Clovis Massato Kuwahara, gastroenterologista e professor de medicina da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná);  Patrícia Savoi, nutróloga; Viviane Gomes, nutricionista do Hospital San Gennaro. 

Reportagem: Samantha Cerquetani

Edição: Gabriela Ingrid

Publicado em 14 de outubro de 2021