Você já teve vontade de se isolar e sentiu prazer por estar só? A solitude é diferente da solidão, porque é quando a pessoa escolhe ficar sozinha e sente tranquilidade e paz com a própria companhia.
Já a solidão traz uma sensação de vazio ou de que falta algo ou alguém. Pode vir acompanhada de angústia, tristeza e a necessidade de ter pessoas por perto.
unsplash
Embora as pessoas, muitas vezes, sintam medo do isolamento, pesquisas têm apontado que a solitude aumenta o bem-estar, a qualidade de vida e a autoestima. A seguir, veja 7 benefícios de ficar sozinho.
Em momentos de solitude, a pessoa pensa sobre si, faz reflexões sobre seus desejos, conquistas, sonhos e satisfações. Dessa forma, percebe o que realmente quer ao identificar seus sentimentos.
1. Aumenta o autoconhecimento
unsplash
Quem trabalha ou estuda sozinho consegue se concentrar mais nas atividades e leva menos tempo para concluí-las. Além disso, reflete melhor e toma decisões com mais facilidade. Isso aumenta a produtividade.
2. Aumenta a produtividade
A pessoa que está sozinha pode ter mais tempo para se dedicar ao ócio criativo. Sendo assim, consegue conciliar momentos de lazer e trabalho de forma equilibrada e abre espaço para a criatividade.
3. Amplia a criatividade
unsplash
4. Melhora os relacionamentos
Ao passar um tempo consigo mesmo, o indivíduo fica mais seletivo nos relacionamentos. Além de processar melhor os sentimentos, diminuindo a projeção de aspectos negativos em outras pessoas.
Ao se desconectar e passar um tempo sozinha, a pessoa aumenta a capacidade de interpretar e gerenciar emoções. Com isso, trabalha a empatia, ou seja, a habilidade de se colocar no lugar do outro.
5. Aumenta a empatia
unsplash
A solitude é uma decisão pautada na maturidade e com foco no crescimento pessoal. Por isso, a pessoa gerencia o estresse, facilitando o raciocínio lógico e a resolução de problemas.
6. Contribui com a resolução de problemas
Ficar sozinho permite que o cérebro relaxe. Estar constantemente conectado com outras pessoas pode ser estressante. A solitude acalma e proporciona momentos mais tranquilos no dia a dia.
7. Relaxa
unsplash
Por onde começar?
unsplash
Não é fácil se desconectar e ficar sozinho por muito tempo. O primeiro passo é reconhecer a necessidade de se dedicar a momentos de solitude, sem culpa.
Vale a pena se programar para passar um período específico sozinho, como uma noite ou final de semana. Nestes momentos, é fundamental ficar longe do celular.
Para quem tem muita dificuldade, a recomendação é começar aos poucos: vá ao cinema ou saia para jantar sozinho. Aproveite para desfrutar de sua companhia e se abra para novas descobertas.
unsplash
Fontes: Elaine Di Sarno, psicóloga e neuropsicóloga do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo); Natalia Pavani, psicóloga do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Glaucia Rocha, psicóloga e professora da UFT (Universidade Federal do Tocantins).