Jairo, transei sem proteção. Quais opções e quando fazer o teste de HIV?
Nesta semana, a leitora conta que teve relações sexuais sem proteção e questiona quando fazer o teste do HIV e quais são as opções disponíveis. De acordo com Jairo Bouer, especialista em sexualidade, os testes que dosam os anticorpos contra o HIV precisam de uma espera de um mês. "É o tempo que nosso organismo leva para produzir os anticorpos que combatem o vírus", explica.
Hoje, as opções, segundo Bouer, são de testes rápidos, que dão a resposta em um intervalo entre 15 a 30 minutos, e são encontrados em UBS (unidades básica de saúde), centro de testagem e aconselhamento e unidades de pronto atendimento. Outra opção é o autoteste, um exame encontrado na farmácia. "São um pouco caros, mas algumas cidades já oferecem gratuitamente", informa.
Além disso, existe a possibilidade de testes laboratoriais, que precisam ser marcados com antecedência. "A maior parte dos exames checa por anticorpos na saliva ou em uma pequena amostra de sangue", esclarece o especialista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.