A pandemia impôs situações extremas e, neste período de retomada, é comum que as pessoas se sintam inseguras ao voltarem a alguns hábitos. No "Papo Cabeça" de hoje, o psiquiatra Jairo Bouer analisa qual é a hora de buscar ajuda para o medo de sair de casa e por que isso acontece.
Segundo ele, o receio pode ser natural, inclusive naquelas pessoas que não tiveram a doença. Mas algumas podem desenvolver quadros psicológicos após experiências traumáticas, como viver uma pandemia. Entre as possibilidades, estão a ansiedade generalizada, síndrome do pânico e o transtorno do estresse pós-traumático.
Isso faz com que sair de casa gere sentimentos imobilizantes, como medo, estresse e até mesmo total aversão. "O razoável seria, se você precisa ir nesses lugares e ainda se sente incomodada, que você possa continuar usando máscara e evitar momentos em que estão mais cheios", destaca o psiquiatra.
Bouer também lembra ser essencial buscar ajuda de um profissional em saúde mental para aliviar as sensações e evitar a progressão do quadro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.