ANÁLISE
Fiquei viúvo e vou me aposentar. Como me planejo para não me sentir inútil, Jairo?
Jairo Bouer
Colunista de VivaBem
09/08/2022 04h00
Nesta semana, o "Papo Cabeça" aborda como lidar com o sentimento de improdutividade que muitas pessoas podem sentir ao se aposentar. O leitor conta que ficou viúvo na pandemia e está prestes a se aposentar. "Não queria me sentir inútil e ficar em casa o tempo todo. Como me planejar?".
De acordo com o psiquiatra Jairo Bouer, neste caso, é preciso analisar primeiro o processo de luto. "De alguma forma, ele pode complicar ou tornar mais difícil a transição do trabalho para a aposentadoria. Então, seria importante que você fizesse autoanálise, percebesse como está em relação à perda que teve e se precisa ou não de uma ajuda terapêutica", indica o especialista.
Quanto à aposentadoria, a dica é entender a melhor forma de realizar a transição para essa nova etapa: parar de trabalhar de uma vez ou reduzir aos poucos a carga? O planejamento é essencial para criar uma rotina sem deixar de lado a qualidade de vida e o autocuidado enquanto continua produtivo.
"A aposentadoria não significa o final da vida, muito pelo contrário. É o início de uma nova fase, em que a pessoa pode aproveitar mais tempo disponível para fazer coisas que ela não tinha oportunidade", diz Bouer.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL